IFOY AWARD anuncia os finalistas de 2026. A Logweb é uma das juradas

Foram anunciados os aguardados finalistas do International Intralogistics and Forklift Truck of the Year (IFOY) AWARD 2026 – o IFOY AWARD é considerado um dos prêmios de inovação mais prestigiados da intralogística mundial. Ele premia os melhores produtos e soluções de sistemas de intralogística do ano. O objetivo é documentar o desempenho e a capacidade de inovação da intralogística, além de contribuir para a competitividade e a valorização da imagem de todo o setor perante o público. Os produtos indicados passam por testes rigorosos e por uma avaliação científica de inovação.

Vale destacar, ainda, que o IFOY AWARD é concedido anualmente por um júri independente composto por jornalistas especializados de diversos países. A premiação é organizada pela Associação Alemã de Equipamentos de Movimentação e Intralogística e pela Associação de Robótica + Automação do VDMA. A Logweb é a única revista da América Latina a participar do júri.

Os finalistas enfrentarão a auditoria IFOY durante o TEST CAMP INTRALOGISTICS, na Westfalenhalle Dortmund – grande complexo de eventos localizado na cidade de Dortmund. O evento estará aberto a visitantes B2B nos dias 15 e 16 de abril de 2026, quando o público poderá testar até 100 inovações. A expectativa é de 1.200 participantes.

Indicados 2026

Ao todo, 49 candidaturas foram inscritas no concurso global de inovação, e 17 equipamentos e soluções, provenientes de oito países, chegaram à fase final, que será realizada em Dortmund, na Alemanha.

Entre os finalistas estão inovações das empresas Crown, idealworks, Jungheinrich, KNAPP, Libiao Robotics, Locus Robotics, Mobotic, Nomagic, PureLoX SOLUTIONS, SSI Schäfer, STILL, The Mobile Robot Company e Wiltsche Fördersysteme.

Na premiação paralela “IFOY Start-up of the Year”, disputam o título as startups AI2Connect, Koiotech, Pyck e Romb Technologies.

As inscrições foram avaliadas ao longo de um período de seis semanas para definir o grupo de finalistas. “A inteligência artificial chegou à intralogística — como uma ferramenta prática, com benefícios claros, e não como um fim em si mesma. Não são apenas as start-ups entregam soluções disruptivas: fabricantes consolidados, ‘hidden champions’ e empresas de médio porte estão demonstrando como a inovação funciona hoje. A auditoria IFOY promete ser eletrizante”, afirma Anita Wuermser, presidente do Júri do IFOY. Isso prepara o cenário para debates intensos antes da entrega dos troféus, marcada para 25 de junho, no átrio da parceira do evento IFOY, AEB, em Stuttgart, Alemanha.

Duas soluções integradas ao cliente chegam à final

A categoria máxima das soluções integradas ao cliente demonstra, na prática, o que a IA e a automação já são capazes de entregar: Jungheinrich na Liebherr e Locus Robotics no The Quality Group.

A Liebherr construiu, em sua sede em Ehingen, Alemanha, um novo centro logístico de peças de reposição que, desde abril de 2025, concentra o fornecimento global de componentes para guindastes. No local, cerca de 90 mil itens são processados por meio do sistema de gestão de armazéns (WMS) baseado em IA da Jungheinrich. O WMS controla um armazém vertical com 18 mil posições-paletes, um sistema shuttle para pequenas peças com 40 mil posições para caixas, além de nove áreas de armazenagem manual. Um papel central é desempenhado pelo módulo “Data Center”, responsável pela gestão dos prazos críticos de expedição: a IA integrada calcula o momento ideal de início da separação e controla automaticamente a expedição. Nos primeiros meses, o sistema tomou mais de 97 mil decisões com base em mais de 830 mil previsões. O resultado foi a conclusão pontual de mais de 96% dos processos de separação e uma redução superior a 80% das intervenções manuais.

A sede europeia da empresa americana de robótica Locus Robotics, em Amsterdã, Holanda. implementou para o The Quality Group (TQG), na unidade de Elsdorf, a plataforma LocusONE com 350 robôs móveis autônomos Origin AMR, integrada ao WMS do grupo. Em uma área de 40 mil metros quadrados, o sistema coordena robôs e colaboradores em tempo real. A capacidade pode ser escalada de forma flexível, no modelo Robotics as a Service, para até 60 mil pedidos por dia — e ainda mais durante períodos de pico, como a Black Week. A implantação ocorreu em fases, paralelamente à construção da infraestrutura, e foi concluída em menos de oito meses. Um recurso essencial para o e-commerce é o LocusONE FastPick, que agrupa robôs dinamicamente em chamadas “pick walls”, permitindo absorver picos repentinos de demanda sem necessidade de rearranjos físicos, inclusive em campanhas impulsionadas por influenciadores.

Três empilhadeiras indicadas à final

Os finalistas deste ano vêm dos Estados Unidos, da Alemanha e Dinamarca: Crown, STILL e The Mobile Robot Company demonstram o potencial inovador das empilhadeiras e veículos de armazém.

O novo transpalete elétrico WJ 50, da Crown, destacou-se como uma alternativa elétrica moderna aos modelos manuais. O conjunto reúne ergonomia característica da marca, facilidade de operação, gestão inteligente de baterias e garantia abrangente. Apesar de leve, o equipamento transporta cargas de até 1,5 toneladas e, com apenas 370 milímetros de balanço frontal, oferece excelente manobrabilidade, sendo ideal para espaços restritos, como varejo, atacado, entregas em caminhões e operações em calçadas.

A STILL apresenta um empilhadeira frontal de cinco toneladas adaptada para profissionais de baixa estatura, demonstrando inclusão na intralogística sem comprometer desempenho ou segurança. Desenvolvida com a Barrus Engineering para a Voß Edelstahlhandel, a RX 60-50/600 conta com piso ajustável eletricamente, acesso adaptado, alças adicionais e ajuste hidráulico dos garfos. Com um simples comando, o equipamento pode ser revertido ao tamanho padrão, sendo utilizável por todos os operadores.

“Manual quando você quiser, autônomo quando fizer sentido”: o J1600, da The Mobile Robot Company, é um transpalete com função robótica intuitiva e de alta qualidade. Com capacidade de 1,6 tonelada, pode operar de forma convencional ou autônoma, utilizando localização e mapeamento por LiDAR 3D. É uma porta de entrada acessível à automação para pequenas e médias empresas, reduzindo o trabalho manual em até 80%.

Três finalistas na categoria Robot Warehouse System

A robótica segue como forte tendência na intralogística. Libiao Robotics (China), SSI SCHÄFER (Alemanha) e Nomagic (Polônia) se destacaram.

O AirRob PRO, da Libiao Robotics, é um robô de armazenagem com deslocamento vertical capaz de manusear tanto caixas de papelão quanto contentores plásticos diretamente das estantes, sem necessidade de reembalagem. Um diferencial exclusivo é o fato de o braço montado na plataforma do robô ser giratório, permitindo a coleta e o posicionamento de cargas em ambos os lados do corredor. Isso reduz o número de estações de trabalho necessárias — em alguns casos, elas podem até ser eliminadas. A tecnologia de dupla sucção, a esteira integrada e o sistema de visão garantem manuseio preciso e cuidadoso, além de alta densidade de armazenagem. O sistema escalável opera em estruturas padrão, tem rápida implementação, é energeticamente eficiente e ideal para aplicações dinâmicas de e-commerce e operadores 3PL.

Automação encontra as caixas de sapato: a tarefa de pegar as embalagens é resolvida pelo Shoebox Gripper, da Nomagic, recém-lançado. Trata-se do primeiro braço robótico capaz de manusear com confiabilidade caixas de sapato abertas, de todos os tamanhos, formatos e orientações, graças a um inovador mecanismo mecânico de compressão. Apoiado por um sistema de percepção baseado em IA, o gripper reconhece cada item e controla o movimento de forma que processos antes totalmente manuais de separação e classificação possam ser automatizados. O potencial é significativo: segundo dados do setor, caixas de sapato representam cerca de 20% de todos os itens movimentados em um Centro de Distribuição típico de e-commerce de moda.

O foco da nova FastBots Solution, da SSI SCHÄFER, é desempenho máximo. A solução integrada substitui sistemas fixos de transportadores por uma frota autônoma de shuttles e conecta, de forma contínua, diferentes tipos de armazéns — como sistemas shuttle, armazéns verticalizados ou de pequenas peças — a estações de trabalho de qualquer tipo ou a robôs de paletização. Em apenas algumas centenas de metros quadrados, o sistema alcança taxas de movimentação na casa de dezenas de milhares de unidades por hora, atendendo picos de demanda em e-commerce, moda, varejo alimentar, farmacêutico e logística contratada. A solução é adequada tanto para armazéns menores quanto para grandes Centros de Distribuição e pode ser expandida gradualmente com veículos adicionais, estações de trabalho e infraestrutura de recarga, sem interromper a operação.

Dois “Special of the Year” na final

Mobotic e Wiltsche Fördersysteme, dois “hidden champions” alemães, competem na categoria Special of the Year.

O MoboDrive ST, da Mobotic, é uma unidade integrada de direção e tração desenvolvida para AMRs e AGVs altamente manobráveis. O componente “tudo em um” reúne direção, tração, controle do motor, encoders e rotação contínua de 360 graus em um módulo compacto, selado e livre de contaminação, substituindo diversos componentes individuais. O design fechado permite configurações antes inviáveis e oferece ainda uma solução rápida e higiênica, ideal para aplicações na indústria eletrônica, hospitais e nos setores alimentício e farmacêutico.

Com o Destuff-it, da Wiltsche Fördersysteme, o júri levou à final um sistema móvel de descarregamento de contêineres que auxilia os operadores no carregamento e descarregamento de volumes de até 74 quilos. Os principais diferenciais são a esteira flexível e a excelente manobrabilidade do sistema, tanto dentro do contêiner quanto no armazém. O equipamento possui ajuste de altura, reduzindo significativamente a necessidade de levantamento manual de caixas. Alimentado por bateria, pode ser facilmente deslocado de doca em doca, aumentando a produtividade em até 100% e praticamente eliminando lesões. Trata-se de uma solução prática que antecipa a automação total — ainda amplamente não resolvida —, sendo ideal para e-commerce, operadores logísticos e grandes embarcadores.

Três soluções na categoria Software de Intralogística

O software sempre foi essencial na logística, e agora o conceito de “IA embarcada” impulsiona abordagens disruptivas. Os finalistas idealworks, KNAPP e PureLox SOLUTIONS deixam isso claro.

Com o AnyFleet, da alemã idealworks, chega à final uma plataforma de automação em nuvem para a intralogística que vai além dos sistemas tradicionais de gestão de frotas. Uma das principais inovações é a arquitetura aberta e independente de fabricantes que, graças à compatibilidade com o padrão VDA 5050, permite a integração fluida de frotas heterogêneas, de diferentes fabricantes e níveis de autonomia. AMRs, AGVs e veículos manuais são coordenados de forma centralizada, assim como dispositivos periféricos — sensores, portas automáticas, semáforos — além de sistemas WMS e ERP, garantindo a evolução futura dos fluxos de materiais. Análises em tempo real, simulações e gêmeos digitais ampliam a transparência dos processos.

Com a KiSoft Delivery Solution, a intralogística austríaca KNAPP enfrenta um dos maiores e ainda não totalmente resolvidos desafios do setor: a última milha e a otimização de ponta a ponta da cadeia de suprimentos. A solução baseada em IA conecta, pela primeira vez, armazéns, transporte e entrega em um único sistema, permitindo planejamento dinâmico que se ajusta em tempo real a pedidos, condições de tráfego e recursos disponíveis — ideal para entregas no mesmo dia ou no dia seguinte. Análises integradas, aplicativo para motoristas e conexão direta com WMS/ERP garantem janelas de entrega precisas, rotas eficientes e expedição pontual a partir do centro de distribuição.

A PureLox SOLUTIONS supera as limitações dos sistemas tradicionais e monolíticos de gestão de armazéns com o plx.wmx®. O WMS cloud-native, desenvolvido na Alemanha especialmente para setores dinâmicos como 3PL, e-commerce e varejo, gerencia todos os processos logísticos — do recebimento ao armazenamento, separação, expedição e devoluções — e oferece suporte a operações flexíveis, como serviços de valor agregado e estratégias de multipicking. A patenteada GO-ONE Engine permite adaptar e escalar processos, unidades ou clientes de forma simples, enquanto a integração API-first garante conexão fluida com sistemas existentes. A estratégia de versão única mantém todas as instâncias dos clientes sempre atualizadas.

Quatro start-ups na final

Software e inteligência artificial também dominam a categoria de start-ups. O júri indicou quatro candidatos com abordagens disruptivas para o prêmio “IFOY Start-up of the Year”: AI2Connect, Koiotech, Pyck e Romb Technologies.

A start-up AI2Connect, sediada em Dortmund, se posiciona como uma fábrica de agentes de IA especializados em logística. Um desses agentes é o AI2RampOptimizer, que atua na otimização de docas por meio de um sistema multiagente baseado em aprendizado preditivo, aprendizado por reforço e lógica baseada em regras. Os resultados incluem redução de 30% nos tempos de espera, diminuição de 60% nas taxas de sobre-estadia (detention) e queda de 15% nas emissões de CO₂. A solução plug-and-play entra em operação em menos de três semanas, sem necessidade de integração com TI, e apresenta retorno sobre o investimento em menos de três meses. O conceito de “fábrica” também permite escalar a tecnologia para gestão de pátios, otimização de rotas e outros domínios logísticos.

A Pyck propõe substituir os sistemas tradicionais de gestão de armazéns por um Toolkit Open Source para software de armazenagem. Em vez de soluções padrão rígidas, a start-up de Schwäbisch Hall, na Alemanha, oferece um sistema modular que modela processos logísticos com apoio de IA e gera automaticamente o software. Diferentemente dos WMS convencionais, a Pyck não impõe processos: especialistas em logística desenham os fluxos de trabalho, modelos de dados e interfaces de usuário de forma flexível, extensível e independente de fornecedores. A promessa é reduzir custos, acelerar ajustes e facilitar a integração de novas tecnologias, como IA e robótica.

A Romb Technologies, da Croácia, aposta na Inteligência Visual Semântica para a intralogística. A tecnologia traduz dados brutos de imagem e fornece às máquinas uma compreensão visual do ambiente, comparável à percepção humana. Diferentemente dos sistemas clássicos de visão, ela reconhece não apenas objetos fixos, mas também classes inteiras de objetos, como pessoas, paletes, cargas, veículos e superfícies trafegáveis. Isso viabiliza novas aplicações, desde manuseio adaptativo de cargas e desvio de obstáculos até análises em nível de planta. Entre os usuários-alvo estão fabricantes de AGVs e AMRs, integradores de sistemas e operadores finais que utilizam câmeras existentes para obter transparência em tempo real e análises baseadas em IA.

O júri também aprovou o sistema de medição de cargas DeepCargo, baseado em IA, da start-up Koiotech, de Göttingen, Alemanha. A solução plug-and-play combina sensores 3D, leitores de código de barras e software proprietário. Ela mede automaticamente cargas de qualquer tamanho e formato em um portal fixo de passagem, com empilhadeiras em velocidade de até 17 km/h, identifica dados mestres ausentes ou incorretos e atribui códigos de barras com precisão. Os resultados incluem máxima qualidade de dados sem interrupções nos processos, redução de até 50% nos erros de medição, aumento de receita entre 3% e 5% e diminuição de 95% no esforço de pessoal.

 

IFOY AWARD 2026 – Visão geral

– Crown, WJ 50

– idealworks, AnyFleet

– Jungheinrich & Liebherr: solução integrada de ponta a ponta com IA

– KNAPP, KiSoft Delivery Solution

– Libiao Robotics, AirRob Pro

– Locus Robotics, LocusONE no The Quality Group

– Mobotic, MoboDrive ST

– Nomagic, Shoebox Gripper

– PureLoX SOLUTIONS, plx.wmx® – software de gestão de armazéns cloud-native

– SSI SCHÄFER, FastBots Solution

– STILL, empilhadeira para pessoas de baixa estatura

– The Mobile Robot Company, transpalete autônomo J1600

– Wiltsche Fördersysteme, sistema de descarregamento de contêineres Destuff-it

Finalistas – Start-up of the Year

– AI2Connect, AI2RampOptimizer

– Koiotech, DeepCargo

– Pyck, Open Source Toolkit for Warehousing Software

– Romb Technologies, Semantic Visual Intelligence for Intralogistics

 

Parceiros

Os parceiros do IFOY são a Messe Dortmund e a Cascade, líder mundial na fabricação de acessórios para empilhadeiras. O parceiro logístico é a LTG, e o parceiro de eventos é a AEB. A sede da organização do IFOY está localizada em Ismaning, próximo a Munique. O IFOY AWARD conta com o patrocínio institucional do Ministério Federal da Economia e Energia da Alemanha.

Compartilhe:
Veja também em Intralogística
Retomada logística em janeiro exige atenção redobrada para evitar gargalos operacionais, mostra Tria
Retomada logística em janeiro exige atenção redobrada para evitar gargalos operacionais, mostra Tria
JSL lança INTRALOG e reúne serviços de intralogística em unidade dedicada
JSL lança INTRALOG e reúne serviços de intralogística em unidade dedicada
Jungheinrich lança nova marca AntOn com equipamentos industriais elétricos para operações leves
Jungheinrich lança nova marca AntOn com equipamentos industriais elétricos para operações leves
STILL lança bateria de Li-ion sob medida para aplicações comuns na intralogística
STILL lança bateria de Li-ion sob medida para aplicações comuns na intralogística
Intralogística automatizada melhora a experiência do cliente, mostra Invent
Intralogística automatizada melhora a experiência do cliente, mostra Invent
Mercedes-Benz amplia eficiência da logística de peças com nova central de distribuição em Itupeva, em parceria com a Penske
Mercedes-Benz amplia eficiência da logística de peças com nova central de distribuição em Itupeva, em parceria com a Penske

As mais lidas

01

Galpões logísticos encerram 2025 com recordes de absorção líquida e preços, segundo a Binswanger
Galpões logísticos encerram 2025 com recordes de absorção líquida e preços, segundo a Binswanger

02

IVECO realiza primeira entrega de caminhões pelo Programa Move Brasil
IVECO realiza primeira entrega de caminhões pelo Programa Move Brasil com participação de Geraldo Alckmin

03

Leilões de rodovias terá impacto direto sobre a rotina dos motoristas profissionais, avalia Sindicato dos Cegonheiros
Leilões de rodovias terá impacto direto sobre a rotina dos motoristas profissionais, avalia Sindicato dos Cegonheiros