A Harsco Environmental, multinacional especializada em soluções ambientais para a indústria siderúrgica, firmou um protocolo de intenções com o Governo de Minas Gerais para construir uma planta de asfalto sustentável SteelPhalt na região do Vale do Aço. O investimento anunciado é de R$ 100 milhões.
A nova fábrica, prevista para começar a ser construída em julho de 2026, deverá entrar em operação até dezembro de 2027. Com capacidade projetada de produção de 100 mil toneladas por ano, a planta deve gerar, inicialmente, 20 empregos diretos.

O acordo foi oficializado no início de maio durante uma missão do Governo de Minas à sede da empresa, na Filadélfia, Estados Unidos. A decisão resulta de negociações iniciadas em abril, quando representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e da Invest Minas visitaram a matriz da SteelPhalt em Sheffield, no Reino Unido, onde a tecnologia foi originalmente desenvolvida.
O asfalto sustentável SteelPhalt é produzido com 95% de agregados reciclados provenientes da indústria siderúrgica e apresenta uma redução de até 40% nas emissões de carbono, se comparado aos asfaltos tradicionais. A tecnologia tem como base a reutilização de escória siderúrgica, contribuindo para a mitigação de impactos ambientais da construção de infraestrutura viária.
“Celebramos muito essa parceria com o Governo de Minas, que agora nos permite dar um passo decisivo rumo a um futuro mais sustentável para infraestrutura nacional com a chegada do asfalto sustentável, o nosso SteelPhalt, ao Brasil”, afirmou Wender Alves, CEO da Harsco na América Latina. Segundo ele, “é motivo de orgulho iniciar essa jornada por Minas Gerais, estado que tem assumido o protagonismo na construção de uma economia mais verde”.
Para Mila Corrêa da Costa, secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, “a assinatura do protocolo reforça a atratividade de Minas Gerais como destino para negócios sustentáveis e tecnologicamente avançados”.
O diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga, também destacou o papel estratégico do estado: “A SteelPhalt representa esse novo momento, em que a transição para uma economia de baixo carbono se conecta com a força industrial do estado”.
Presença consolidada em Minas Gerais
A Harsco possui quatro unidades fabris em Minas Gerais — localizadas em Ipatinga, Timóteo, Ouro Branco e Jeceaba —, tendo iniciado suas operações na América Latina justamente no estado, há mais de cinco décadas.
Essas unidades transformam resíduos da indústria siderúrgica em produtos sustentáveis, como o AgroSilício, fertilizante com 95% menos emissões de gases de efeito estufa; a Neobrita, brita ecológica aplicada em obras urbanas e rurais; e a sucata metálica recuperada, reintegrada ao ciclo produtivo das siderúrgicas.
Desde 2025, a empresa mantém parceria com o governo mineiro para doar anualmente 10 mil toneladas de AgroSilício e 30 mil toneladas de Neobrita, utilizados em projetos de agricultura familiar, recuperação de pastagens degradadas e melhoria de estradas vicinais.
Além disso, desde 2023, o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) passou a aplicar a Neobrita em seus projetos de pavimentação, contribuindo para obras mais sustentáveis no estado.









