A Hapag-Lloyd assinou dois contratos com estaleiros chineses para um total de 24 novos navios porta-contêineres. Dentre esses, 12 novos navios – cada um com capacidade para 16.800 TEU – serão construídos pelo Grupo Yangzijiang Shipbuilding. Essas unidades serão usadas para expandir a capacidade de serviços já existentes. Outros 12 navios, cada um com capacidade para 9.200 TEU, foram encomendados da New Times Shipbuilding Company Ltd. e substituirão unidades mais antigas da frota da Hapag-Lloyd, que estarão próximas ao fim de sua vida útil nesta década.
Todos os novos navios serão equipados com motores dual-fuel de última geração, que operam com gás liquefeito de alta pressão e baixa emissão, sendo extremamente eficientes em termos de combustível. Além disso, essas embarcações poderão ser operadas com biometano, o que pode reduzir as emissões de CO2e em até 95% em comparação com os sistemas de propulsão convencionais. Os novos navios também estarão preparados para operar com amônia. A Hapag-Lloyd receberá as novas embarcações entre 2027 e 2029, que terão uma capacidade combinada de 312.000 TEU e representarão um investimento total de cerca de 4 bilhões de dólares. Um financiamento de longo prazo de 3 bilhões de dólares já foi garantido.
“Este investimento é um dos maiores da história recente da Hapag-Lloyd e representa um marco importante para nossa empresa, que persegue as metas de sua Estratégia 2030, como crescer enquanto moderniza e descarboniza sua frota. Operar uma frota de embarcações mais eficientes também fortalecerá nossa posição competitiva e, graças ao aumento da capacidade, continuaremos a oferecer aos nossos clientes um produto global e de alta qualidade”, disse Rolf Habben Jansen, CEO da Hapag-Lloyd AG.
A Hapag-Lloyd está totalmente comprometida com a meta de 1,5 grau do Acordo de Paris. Até 2030, as emissões absolutas de gases de efeito estufa das operações da frota da empresa deverão ser reduzidas em cerca de um terço em comparação a 2022 – o que será mais um passo em direção à operação de frota neutra em carbono até 2045. Essa meta ambiciosa será alcançada por meio de investimentos em novas embarcações modernas e eficientes, velocidade de navegação reduzida, modernização da frota e uso de novas tecnologias de propulsão e combustíveis alternativos, permitindo que os clientes se beneficiem de diversas opções de transporte verde ao mesmo tempo. Considerando a decisão de investimento recente, anunciada em 16 de abril deste ano, para converter cinco embarcações para propulsão a metanol, este investimento é mais um passo nos esforços da Hapag-Lloyd para se preparar para um futuro multifuel e impulsionar a descarbonização da indústria de transporte marítimo.
A Hapag-Lloyd controla 287 navios porta-contêineres modernos, com capacidade total de transporte de 2,2 milhões de TEU, o que a torna uma das principais empresas de transporte marítimo do mundo. Além disso, opera a maior frota sob bandeira alemã.