O Grupo Potencial está investindo mais de R$ 40 milhões na implementação do SAP S/4HANA, a versão mais moderna do sistema de gestão empresarial (ERP) da SAP. A iniciativa estabelece um novo core tecnológico para a companhia e marca um avanço estruturante em sua estratégia de transformação digital, ao unificar, em uma única plataforma, as operações de todas as empresas do grupo.
Com a adoção do SAP S/4HANA, o Grupo Potencial substitui uma arquitetura fragmentada, formada por cerca de cinco sistemas distintos, por uma base integrada de dados e processos. A plataforma passa a conectar, de forma padronizada e centralizada, atividades que vão da produção de biodiesel à distribuição de combustíveis, além das áreas de logística, trading e do Centro de Serviços Compartilhados (CSC).

Um dos principais impactos da iniciativa está no ganho de produtividade do CSC, que passa a operar com informações consolidadas e em tempo real. A centralização de dados proporciona mais segurança, precisão, padronização e agilidade nos processos administrativos, financeiros e operacionais, reduzindo retrabalho e aumentando a eficiência da gestão corporativa.
Além disso, a implementação do SAP S/4HANA posiciona o Grupo Potencial em linha com as melhores práticas globais de gestão empresarial, ao permitir acesso a recursos avançados de inteligência artificial e machine learning nativos da plataforma. Esses recursos ampliam a capacidade analítica da companhia e criam bases para decisões mais rápidas e fundamentadas.
“Este investimento é a base tecnológica do futuro do Grupo Potencial. Mais do que uma atualização de sistema, o SAP S/4HANA representa uma transformação cultural, ao adotarmos as melhores práticas de gestão, elevando nosso nível de competitividade e reforçando a liderança do Grupo no setor de energia e combustíveis”, afirma Ricardo Olinki, diretor Geral do CSC e Transporte do Grupo Potencial.
Grupo Potencial e estratégia de crescimento
Com atuação nos segmentos de energia, combustíveis, agronegócio e logística, o Grupo Potencial mantém operações no Brasil e no exterior e vem ampliando sua estratégia de verticalização da cadeia logística, incluindo investimentos em transporte, armazenagem e soluções integradas. A modernização tecnológica reforça esse movimento ao criar uma infraestrutura digital capaz de sustentar novos ciclos de crescimento, maior eficiência operacional e escalabilidade dos negócios.
A adoção do novo ERP também fortalece a governança corporativa, ao padronizar processos, ampliar a rastreabilidade das informações e garantir maior confiabilidade dos dados em todas as áreas da companhia.








