O Grupo Hindiana, por meio da Dalpe Gestão e Participações, anunciou um acordo com a holding familiar Yafo que poderá resultar na aquisição do controle acionário da Neogrid, empresa brasileira de tecnologia especializada em soluções para gestão da cadeia de suprimentos. O anúncio foi feito de forma conjunta pelas partes e envolve uma operação estimada em R$ 150 milhões, ainda sujeita às aprovações dos órgãos reguladores e ao cumprimento das condições de sucesso da Oferta Pública de Aquisição de Ações (OPA) que será lançada pela Dalpe.

Além do acordo para aquisição do controle, o Grupo Hindiana – que atua como holding de investimentos em empresas de diferentes setores, como tecnologia, varejo, serviços financeiros, logística e energia renovável – comunicou a intenção de fechamento de capital da Neogrid, também condicionada à realização da OPA. Segundo o comunicado, a operação prevê uma reformulação da governança corporativa da companhia, mantendo o foco em sua estratégia de longo prazo e em sua atuação no mercado de tecnologia aplicada ao Supply Chain e à execução do varejo.
Fundada há 26 anos, a Neogrid atua no desenvolvimento de soluções baseadas em inteligência artificial, big data e automação, conectando indústrias, distribuidores e varejistas. A empresa é reconhecida como uma das pioneiras no Brasil em EDI (troca eletrônica de dados) e oferece sistemas voltados ao planejamento de demanda e estoque, abastecimento, além do monitoramento da disponibilidade de produtos em gôndolas físicas e digitais.
Com a transação, o fundador da Neogrid, Miguel Abuhab, passará a ocupar o cargo de executive chairman, liderando o Comitê de Inovação em conjunto com o atual CEO, Nicolas Simone, e a equipe executiva. Abuhab é reconhecido por sua trajetória no setor de tecnologia e também foi fundador da Datasul.
“Estamos todos muito orgulhosos e otimistas com essa operação com o Grupo Hindiana, que tem reputação incontestável e que representa para a Neogrid uma alavanca potencial de crescimento”, afirmou Abuhab. Segundo ele, a empresa possui uma ampla malha de dados na cadeia de abastecimento e atende relevantes companhias dos setores de varejo, indústria e distribuição.
Do lado do investidor, Maurício Nicoletto, sócio e head de investimentos do Grupo Hindiana, destacou que o processo de negociação buscou alinhar a visão de longo prazo e preservar a identidade da Neogrid. “Esse DNA da Neogrid é a sua essência e vamos atuar fazendo uma governança conjunta, dando autonomia e estimulando ainda mais essa capacidade de inovação”, disse.
Segundo Nicoletto, o diferencial competitivo da Neogrid no Supply Chain tende a ser ampliado com o uso crescente da inteligência artificial aplicada a processos e dados. “A estratégia será sempre, de forma conjunta, aprofundar as entregas de valor nas soluções de abastecimento para as indústrias, distribuidores e varejos”, afirmou.



