O Grupo Elfa, referência nacional em soluções logísticas e distribuição de medicamentos, anuncia o lançamento de seu Programa de Suporte ao Paciente (PSP). Voltado para pacientes em tratamento de alta complexidade, o programa alia assistência farmacêutica personalizada, tecnologia em saúde e acompanhamento clínico domiciliar, com o objetivo de ampliar a adesão terapêutica e promover um cuidado mais eficiente e humanizado.
Integrado à plataforma digital Elfa Care, desenvolvida pela companhia para operadoras de saúde, o PSP representa uma expansão na atuação do Grupo Elfa, indo além da entrega de medicamentos. A nova solução inclui o contato direto com o paciente, entrega programada, envio de profissionais qualificados para aplicação de medicamentos e monitoramento contínuo da jornada de tratamento.

“O Programa de Suporte ao Paciente do Grupo Elfa visa atender mil pacientes até o fim de 2025, e vai muito além de ofertar medicamentos em casa. A ideia é promover maior adesão de pacientes aos seus tratamentos”, explica Fabio Zanini, Diretor de Serviços do Grupo Elfa.
O funcionamento do PSP começa com a indicação do paciente por parte da operadora de saúde. A partir daí, o Grupo Elfa assume a coordenação do processo: agenda a entrega, organiza visitas de profissionais de saúde quando necessário, acompanha o uso do medicamento e mantém a operadora informada sobre todas as etapas com total rastreabilidade e transparência.
O modelo tem potencial para reduzir custos com hospitalizações e infecções, melhorar os índices de adesão terapêutica e garantir a continuidade do tratamento em casa com segurança e qualidade. Os profissionais envolvidos passam por capacitação rigorosa, utilizam materiais certificados e seguem padrões sanitários exigidos pelas autoridades regulatórias.
“Um dos principais objetivos do projeto é aperfeiçoar a jornada e a experiência do paciente, atendendo-o de forma mais humanizada, buscando prevenir internações, quando possível, e proporcionando a todos o que seja realmente necessário, aumentando, assim, a qualidade do tratamento. Tudo isso, sem nunca deixar de lado a atenção absoluta a questões regulatórias, uma das marcas de nossa companhia”, conclui Zanini.









