A Gooxxy, empresa brasileira especializada em recolocação estratégica de produtos, e a DHL Supply Chain, especialista em armazenagem e distribuição, evitaram o descarte de 3,5 mil toneladas de produtos nos últimos 12 meses. A parceria une logística sustentável e inteligência artificial para identificar estoques excedentes na indústria e redirecionar esses itens para o varejo local.
A tecnologia da Gooxxy, criada em Minas Gerais, utiliza algoritmos para localizar produtos com data de validade próxima ou pequenas avarias. Esses itens, que normalmente seriam inutilizados, são recolocados de forma rastreável e eficiente em pequenos e médios comércios. O sistema já é aplicado em 71 cidades de cinco estados brasileiros, com o apoio logístico da DHL, que gerencia desde a coleta até a entrega, com cobertura nacional e monitoramento em tempo real.

Segundo Vinicius Alves Abrahão, fundador e CEO da Gooxxy, “combater o desperdício é uma premissa que nos move, e saber que players globais como a DHL também estão comprometidos com esse propósito reforça a nossa estratégia de ampliar os impactos positivos da tecnologia Gooxxy”.
A operação teve início em maio de 2024 e foi rapidamente expandida. Em 2025, o modelo foi replicado no México, e há planos de extensão para outros países da América Latina. No Brasil, a estratégia contempla a região Norte, com foco no Amazonas, aproveitando a infraestrutura da DHL em Manaus, importante polo industrial.
Giovanna Maurício, gerente de Desenvolvimento de Negócios da DHL Supply Chain, destaca que “a logística é o elo que conecta todas as pontas desse modelo de negócio, evitando desperdício de recursos naturais usados na fabricação destes produtos”. Ela reforça que a operação garante entregas ágeis e com qualidade.
A Gooxxy, que já atua com centros de distribuição próprios em São Paulo, Minas Gerais e Goiás, além de unidades em outros estados e na Colômbia, movimentou 10,2 mil toneladas de produtos em 2024. O número representa quase o dobro do volume de 2023, quando a empresa registrou 5,3 mil toneladas.
Cerca de 70% desse volume é composto por alimentos secos, mas a atuação da empresa tem se expandido para produtos de higiene, limpeza e cuidados pessoais. De acordo com John Napoleão, coordenador de logística Latam da Gooxxy, “a iniciativa conseguiu trazer maior eficiência ao processo logístico, reduzindo o tempo médio de entrega de sete para apenas um ou dois dias”.
Veículos elétricos fazem parte de uma logística sustentável
Outro destaque da operação é o uso de veículos elétricos na região metropolitana de São Paulo e a participação de motoristas mulheres, por meio do programa “Mulheres na Estrada”, que promove diversidade no setor de transportes.
A atuação conjunta da Gooxxy e da DHL está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente nas metas relacionadas à redução do desperdício, consumo responsável e promoção da economia circular.
“Ao recolocar produtos que seriam descartados e ampliar o acesso a itens essenciais por preços mais competitivos, mostramos que é possível gerar valor econômico com impacto social e ambiental positivo”, conclui Vinicius Abrahão.









