Gigantes Elétricos destaca urgência na eletrificação de caminhões no Brasil

Com a proximidade da COP30 e o olhar global voltado para o Brasil, cresce a expectativa de que o país transforme compromissos climáticos em ações concretas. Um dos pontos de atenção é o setor de transportes, especialmente o transporte de cargas, que tem grande impacto nas emissões de gases de efeito estufa.

Segundo estudo do Instituto Ar, em 2019 a frota de caminhões de carga, estimada em cerca de 2 milhões de veículos, foi responsável por 76% do diesel fóssil consumido no país e por 40% das emissões do setor de transportes. Esses números reforçam a urgência em acelerar a eletrificação de caminhões e promover uma transição justa e sustentável.

O Brasil, no entanto, reúne condições únicas para liderar essa transformação. Com 65% da carga nacional transportada por rodovias, o país é o sétimo maior produtor de caminhões do mundo e possui uma matriz elétrica 87% renovável, fator que pode tornar os caminhões elétricos até 76,5% mais baratos de operar em relação aos movidos a diesel.

Relatório aponta dez razões para o Brasil liderar a eletrificação da frota de caminhões elétricos na América Latina

Campanha Gigantes Elétricos chega ao Brasil para impulsionar eletrificação de caminhões

A campanha internacional Gigantes Elétricos chega ao Brasil como um hub de informações e iniciativas para incentivar a eletrificação do transporte de cargas. A coalizão conta com o apoio de organizações como o Grupo de Trabalho Amazônico (Rede GTA), a Associação Brasileira de Proprietários de Veículos Elétricos Inovadores (Abravei), o Global Strategic Communications Committee (GSCC) e o The Sunrise Project. O objetivo é engajar o setor privado e estimular montadoras tradicionais, como Volvo Trucks, Mercedes-Benz e Scania, a liderarem essa mudança.

De acordo com Clemente Gauer, diretor da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) e parceiro da Gigantes Elétricos, “estimular a adesão de grandes montadoras na eletrificação das frotas de carga garante maior viabilidade econômica para os caminhões elétricos em comparação com países dependentes de combustíveis fósseis, trazendo competitividade para projetos locais e segurança para investidores internacionais”. Gauer ressalta ainda que, com produção doméstica de caminhões e baterias, o Brasil pode se consolidar como exportador estratégico para toda a América Latina.

Eletrificação de caminhões pode gerar empregos e fortalecer a indústria nacional

A transição para caminhões elétricos representa também uma oportunidade econômica e industrial capaz de redefinir o papel do país no cenário global. O International Council on Clean Transportation (ICCT) aponta que a eletrificação pode mais que dobrar os empregos no setor até 2050, abrangendo áreas como fabricação de caminhões e baterias, logística, serviços e finanças.

Empresas como Scania, Volkswagen e BYD já anunciaram novas fábricas em regiões como São Bernardo do Campo e Campinas, que podem gerar milhares de empregos qualificados. Esse avanço dependerá, no entanto, do diálogo contínuo com trabalhadores e sindicatos para uma transição equilibrada e sustentável.

Saúde pública e meio ambiente também ganham com caminhões elétricos

Os benefícios da eletrificação de caminhões vão além da economia e da indústria. O Centre for Research on Energy and Clean Air (CREA) identificou que a poluição gerada por caminhões a diesel das principais fabricantes do mundo está associada a milhares de mortes globalmente. No Brasil, o Instituto Ar estima que, entre 2013 e 2023, as doenças causadas por essa poluição custaram R$ 24,5 bilhões em internações hospitalares.

A substituição gradual dos veículos a diesel por caminhões elétricos poderia melhorar a qualidade do ar em regiões urbanas e reduzir significativamente os impactos na saúde pública. Além disso, traria ganhos econômicos e sociais de longo prazo.

Para Diogo Seixas, presidente da ABRAVEI, “a tecnologia já está pronta, e o momento é agora. No centro dessa transição estão os próprios fabricantes de caminhões. Ao investir em eletrificação e adotar novos padrões na cadeia de suprimentos, esses fabricantes podem liderar uma mudança estratégica que trará ar mais limpo, melhores empregos e um Brasil mais competitivo. Como afirma a Gigantes Elétricos: o futuro está em suas mãos para ser desbloqueado.”

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