O Floripa Airport Cargo encerrou o primeiro semestre de 2025 com resultados expressivos, consolidando-se como o terminal de cargas aéreas que mais cresce no Brasil e o terceiro com maior expansão em toda a América Latina, segundo ranking da consultoria Rotate, especializada em dados e estratégias para o setor.
Entre janeiro e junho deste ano, o terminal localizado no Aeroporto Internacional de Florianópolis movimentou 44% mais toneladas do que no mesmo período de 2024. Esse desempenho coloca o terminal atrás apenas de San Pedro Sula, em Honduras, e do Aeroporto Silvio Pettirossi, no Paraguai, no ranking dos terminais de maior crescimento na região.

Aumento na carteira de clientes fortalece operação
Um dos principais fatores para o avanço do Floripa Airport Cargo foi a ampliação da carteira de clientes. De acordo com dados do terminal, o número de empresas que utilizaram os serviços de importação e exportação no período foi 42% maior em comparação ao primeiro semestre do ano passado.
Com rotas regulares conectando Florianópolis a hubs logísticos estratégicos nos Estados Unidos e na Europa, o terminal se tornou opção viável para importadores que precisam de eficiência e estrutura. A operação inclui áreas climatizadas para cargas que exigem temperatura controlada, além de alto índice de liberação: 80% das mercadorias são despachadas em até 24 horas.
Infraestrutura e novas rotas impulsionam Floripa Airport Cargo
Outro fator que reforçou o desempenho foi a inauguração do novo terminal de cargas, a ampliação das operações das companhias aéreas cargueiras e a diversificação das rotas. Desde 2024, a Latam Cargo opera voos regulares para a Europa, enquanto a TAP Air Portugal iniciou sua rota em setembro do ano passado. Além disso, o voo para o Panamá, operado pela Copa Airlines, apresentou crescimento contínuo nos últimos meses.
Atualmente, o Floripa Airport Cargo conta com a operação de duas companhias dedicadas ao transporte de cargas: Latam Cargo e Avianca Cargo, responsáveis por cinco voos semanais conectando Santa Catarina a Miami, Bruxelas e Frankfurt. Juntas, essas operações tiveram aumento de 32% no número de embarques no primeiro semestre de 2025.










