A FedEx concluiu a 10ª edição do seu Programa de Reciclagem de Uniformes, que reutiliza roupas antigas de colaboradores para produzir cobertores doados a pessoas em situação de vulnerabilidade e a animais em abrigos. Desde 2015, a iniciativa já reciclou 93 mil peças, somando 30 toneladas de tecido transformadas em mais de 37 mil cobertores, beneficiando 60 instituições em todas as regiões do Brasil.
Neste inverno, a FedEx reciclou mais de 13 mil uniformes fora de uso, resultando em 5.650 cobertores: 4.600 em tamanho padrão para pessoas e 1.050 menores para animais. O projeto reforça a importância de práticas de economia circular, reduzindo resíduos e ampliando o tempo de vida útil dos materiais.

De acordo com levantamento da consultoria S2F Partners, o Brasil descarta anualmente cerca de 4 milhões de toneladas de resíduos têxteis, sendo que cada residência destinou, em média, 44 kg de roupas e calçados ao lixo em 2024. Esses dados ressaltam a relevância de iniciativas que reutilizam materiais, como o programa da FedEx.
Nos últimos 10 anos, a ação evitou a ocupação de aproximadamente 224 m³ em aterros sanitários, equivalente ao espaço de 47 carros populares. Além de reduzir o descarte, o programa reforça o compromisso da empresa com o social e o ambiental, integrando os pilares do FedEx Cares, programa global de engajamento comunitário.
“Com o nosso Programa de Reciclagem de Uniformes conseguimos transformar resíduos em um ativo social, beneficiando milhares de pessoas e animais em todo o país. Essa iniciativa reforça nossa missão de promover a sustentabilidade e a responsabilidade com as comunidades, enquanto trabalhamos para fortalecer o comércio por meio dos nossos serviços de transporte e logística”, diz Gabriel Kayser, diretor de Marketing e Experiência do Cliente da FedEx.









