Farmina inaugura Centro de Distribuição em Bragança Paulista e prevê dobrar produção de pet food

A Farmina Pet Foods, fabricante de pet food de origem italiana presente em 70 países, inaugura no dia 16 de setembro o seu primeiro Centro de Distribuição (CD) na América Latina. Com investimento próprio de R$ 45 milhões, a estrutura está localizada em Bragança Paulista (SP), em frente à unidade fabril da companhia, e marca uma nova fase de expansão da multinacional no Brasil, mercado considerado prioritário pela empresa.

O novo CD ocupa 10,5 mil m² e recebeu aporte em infraestrutura e tecnologias. O terreno foi doado pela prefeitura local dentro do Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico (Pró-Indústria e Pró-Emprego). A partir desta operação, a companhia, que possui faturamento em torno de R$ 400 milhões, projeta duplicar sua capacidade produtiva no país.

Farmina inaugura Centro de Distribuição em Bragança Paulista e prevê dobrar produção de pet food

“Esse investimento possibilitará maior agilidade logística e capacidade de carregamento, mais espaço para armazenamento de produtos fabricados no Brasil, assim como a linha importada de úmidos”, afirma Angelo Russo, CEO Global da Farmina.

O complexo é conectado à fábrica por uma passagem subterrânea elevada a 16 metros. No espaço serão armazenados produtos secos produzidos na unidade fabril, embalagens e alimentos úmidos importados. Após o processo de embalagem, os itens seguirão pelo túnel até o armazém, onde ocorre o carregamento dos caminhões.

Brasil como hub exportador da Farmina

Além de atender ao mercado interno, o Brasil será a base de exportação para 14 países da América Central e do Sul, que já representam 30% das vendas da companhia. Os outros 70% abastecem cerca de 10 mil pet shops e clínicas veterinárias em território nacional. A planta de Bragança Paulista integra a rede global de fábricas da Farmina, que inclui unidades na Itália (matriz, em Nola), nos Estados Unidos e na Sérvia.

Segundo o executivo Hara, a Argentina é um dos mercados prioritários, já que o segmento super premium, principal foco da companhia, responde por 30% do consumo de alimentos para pets naquele país, contra 8% no Brasil. “Estamos de olho nos mercados da América do Sul que têm apresentado movimento de maior abertura ao comércio internacional. A Argentina é o segundo maior mercado pet da região e a Farmina não pode ficar de fora”, explica. Colômbia, Chile e Uruguai também aparecem entre os principais destinos de exportação.

Atualmente, a empresa conta com 46 distribuidores parceiros responsáveis pela distribuição nacional e internacional. Também é do novo CD que partem os pedidos da venda direta a grandes redes varejistas. “A conquista do CD representa um dos nossos maiores investimentos após nossa instalação no Brasil. Chegamos ao país por Curitiba (PR), em 2002, atuando por meio de importação. Em 2004 iniciamos a produção local com terceirização e, em 2009, começamos a operar uma planta própria”, relembra Angelo Russo.

Portfólio da Farmina Pet Foods

O portfólio da fabricante é composto por linhas voltadas à alimentação saudável e personalizada para cães e gatos, com destaque para a família de produtos N&D, que reúne nove linhas de alimentos completos, funcionais e especiais. Já a linha VetLife atende às necessidades clínicas de animais com doenças crônicas e está presente em 25% das clínicas veterinárias e pet shops brasileiros, com 25 variedades.

“Fomos pioneiros no Brasil na produção de alimentação natural para animais de companhia – cães e gatos – e temos compromisso de buscar, por meio de alimentos de alta qualidade, mais saúde e longevidade aos pets”, conclui Hara.

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