A expectativa de emprego no Brasil permanece em crescimento no último trimestre de 2025. Conforme a Pesquisa de Expectativa de Emprego – Q4 2025, realizada pelo ManpowerGroup, 53% das empresas brasileiras planejam contratar novos profissionais entre outubro e dezembro deste ano.
No ranking mundial da Expectativa Líquida de Emprego — que considera a diferença entre empregadores que planejam contratar e os que planejam reduzir o quadro — o Brasil ocupa a terceira posição, com taxa de 36%, três pontos percentuais acima do trimestre anterior, que registrou 33%.

Expectativa de contratação no setor de Transporte, Logística & Automotivo
O levantamento mostra que, entre os setores analisados, Transporte, Logística & Automotivo apresenta 42% de expectativa de contratação para o último trimestre de 2025. Outros setores com expectativa positiva incluem Finanças & Imobiliário (46%) e Tecnologia da Informação (41%). Entre os principais motivos para aumentar a força de trabalho estão o crescimento dos negócios (42%) e a necessidade de maior expertise tecnológica (31%). Para quem planeja reduzir o quadro, os principais fatores são a incerteza econômica (35%), mudanças no mercado (29%), reestruturação interna (27%) e automação de funções (22%).
A pesquisa também indica crescimento na intenção de contratação em regiões estratégicas. A Cidade de São Paulo passou de 32% no terceiro trimestre para 42% no quarto trimestre. Nos estados do Paraná (41%) e Minas Gerais (39%), a expectativa de contratação também é positiva.
Segundo Nilson Pereira, Country Manager do ManpowerGroup Brasil, “Apesar dos desafios macroeconômicos, as empresas estão buscando talentos com expectativas positivas. No setor de Transporte, Logística & Automotivo, 42% das empresas projetam novas contratações, refletindo a demanda por profissionais qualificados e a necessidade de adaptação às novas tecnologias.”
Panorama global da expectativa de emprego
No cenário internacional, 38% das empresas planejam contratar, 15% pretendem reduzir e 45% não esperam mudanças. A Expectativa Líquida de Emprego global ficou em 23%, levemente abaixo do trimestre anterior (24%). As intenções mais altas foram observadas na Ásia-Pacífico (30%), seguidas pelas Américas (25%) e Europa e Oriente Médio (18%). Emirados Árabes Unidos (45%) e Índia (40%) registram os índices mais altos, enquanto Argentina (5%) e Hong Kong (6%) apresentam os mais baixos.
Para consultar os resultados completos da Pesquisa de Expectativa de Emprego do ManpowerGroup – Q4 2025, incluindo dados regionais e nacionais, acesse o link da pesquisa. A próxima edição será divulgada em dezembro, com as projeções para o primeiro trimestre de 2026.






