A logística no varejo tem se tornado um dos principais pontos de atenção para redes que ampliaram sua atuação nos canais digitais. De acordo com a LET’S, ecossistema logístico que conecta o varejo a uma plataforma única de eficiência e tecnologia, os estabelecimentos perdem, em média, duas horas por dia em processos manuais. Essas rotinas, além de consumirem tempo operacional, costumam gerar erros, retrabalho e prejuízos relevantes ao longo do fluxo de entrega.
O trajeto que vai da saída do produto da loja até a casa do cliente final envolve diferentes etapas e variáveis. Nesse percurso, situações como trocas de produtos, atrasos, excesso de mensagens e ligações, endereços incompletos e a participação de múltiplos intermediários acabam comprometendo a experiência do consumidor. No varejo farmacêutico, esse desafio é ainda mais sensível, diante da necessidade de rapidez e confiabilidade no atendimento.

Nesse contexto, a Drogal, uma das principais redes de drogarias do país, enfrentava o desafio de garantir entregas rápidas e seguras entre suas unidades, além de manter cobertura completa em todas as regiões onde atua. A rede conta com cerca de 400 lojas no interior do Estado de São Paulo, sendo aproximadamente 25% das vendas originadas nos canais digitais, o que ampliou a complexidade da operação logística.
Para enfrentar esse cenário, a Drogal decidiu adotar a plataforma logística da LET’S, baseada em tecnologia e organização dos fluxos operacionais. A mudança teve impacto direto nos indicadores da companhia e resultou em ganhos mensuráveis em eficiência, produtividade e alcance das entregas entre lojas.
“Com o sistema, observamos a redução nos custos, maior agilidade nas entregas, aumento de produtividade e melhora no desempenho operacional. Os resultados são mensuráveis e comprovam a evolução da operação logística. Reduzimos nosso tempo de entrega mínimo de 2 a 3 horas para menos de 30 minutos em diversas praças, expandimos a quantidade de localidades atendidas sem aumentar os custos – isso nos trouxe mais satisfação dos clientes e melhores condições de competir com outras redes.”, afirma Carol Fernandes, gerente digital da Drogal.
Logística no varejo e integração entre lojas
Com a adoção da plataforma, a Drogal registrou crescimento de 65% nas entregas entre lojas, ampliando a capacidade de atendimento aos clientes sem necessidade de aumento proporcional de custos. Além disso, a integração logística permitiu melhor aproveitamento de estoques entre unidades, redução de gargalos operacionais e maior previsibilidade nos prazos de entrega.
Do lado da LET’S, o projeto também contribuiu para o amadurecimento da solução. “A Drogal trouxe um conjunto de desafios que foram importantes para o nosso desenvolvimento como empresa e como produto. A partir dessas demandas, conseguimos estruturar melhor nossa área de operações, validar cenários e testar hipóteses com mais rapidez, resultando em um projeto com números relevantes para a LET’S: criamos soluções exclusivas e chegamos mais longes com novas parcerias e, consequentemente para a Drogal e outros clientes com desafios similares”, afirma André, executivo da LET’S.








