Com o objetivo de aprimorar a eficiência logística nas operações de encomendas internacionais, os Correios anunciaram, em 4 de agosto, uma nova parceria com o Aeroporto Internacional de Viracopos (VCP). A formalização ocorreu na sede do terminal aéreo, em Campinas (SP), com a presença do presidente da estatal, Fabiano Silva dos Santos, e do diretor-presidente de Viracopos, Gustavo Müssnich.
A iniciativa responde ao crescimento expressivo das importações via comércio eletrônico, especialmente após a pandemia. A nova estratégia dos Correios busca descentralizar parcialmente as operações, otimizando custos e aumentando a qualidade dos serviços. A parceria com Viracopos vai possibilitar a realocação de parte das cargas do tipo Packet, com foco em períodos de alta demanda, como a Black Friday e datas promocionais de fim de ano.

De acordo com Fabiano dos Santos, a medida representa um avanço importante na modernização da estatal. “Sabemos da importância de Viracopos, um aeroporto moderno e sustentável. Com essa parceria, iremos ganhar muito em eficiência e agilidade. Queremos fomentar o comércio internacional, pois trata-se de um importante segmento para a receita e para a retomada da competitividade da estatal”, afirmou.
O diretor-presidente de Viracopos, Gustavo Müssnich, ressaltou o papel estratégico do aeroporto no desenvolvimento regional e nacional. “Somos uma empresa privada, porém com uma missão pública. Nossa missão é sempre melhorar a qualidade da infraestrutura e do serviço prestado. Esse momento é um incentivo e mostra que estamos acertando e cumprindo com a nossa obrigação”, disse.
O evento de assinatura do contrato contou também com a presença da diretora comercial de Viracopos, Maria Fan, do diretor de Operações e Infraestrutura, Marco Beme, do deputado federal Jonas Donizette (SP), do prefeito de Campinas, Dário Saadi, além de executivos dos Correios como Sergio Kennedy Soares Freitas, Guilherme Alves Barbosa e outros gestores.
A parceria está em linha com a estratégia dos Correios de reforçar sua atuação no segmento de encomendas internacionais, oferecendo maior flexibilidade operacional e expansão da capacidade de atendimento. Ao diversificar os pontos de entrada de carga no país, a estatal ganha agilidade, previsibilidade e potencial para aumentar a receita no setor de logística aérea.
Além disso, a escolha por Viracopos se mostrou economicamente vantajosa. O terminal, reconhecido internacionalmente pela sua eficiência, responde por cerca de 35% das importações aéreas brasileiras. Foi eleito o Melhor Aeroporto de Carga do Mundo em 2018 pelo Air Cargo Excellence Awards e, em 2024, recebeu o título de Aeroporto de Carga do Ano pela Air Cargo Week World Air Cargo Awards.
Localizado a apenas 17 km da unidade dos Correios em Valinhos (SP), o Terminal de Cargas de Viracopos oferece infraestrutura moderna, alta disponibilidade operacional e segurança. A nova operação permitirá maior sinergia com os processos internos dos Correios, contribuindo para a entrega mais rápida das encomendas ao consumidor final.









