O setor de transportes é responsável por cerca de 11% das emissões nacionais de gases de efeito estufa, segundo estudo coordenado pela Motiva, CEBDS, CNT e Insper entregue ao governo federal em maio. Esse dado reforça a urgência de soluções que promovam a sustentabilidade na logística e no transporte. Nesse contexto, a COP30, realizada em Belém (PA), tornou-se um espaço relevante para a apresentação de projetos brasileiros que conectam eficiência operacional e responsabilidade ambiental.
A Confederação Nacional do Transporte (CNT) levou à conferência três iniciativas nacionais de destaque: o “Pizzattolog ESG”, da Pizzattolog; o “Logística sem Bitucas”, da JNR Transportes; e o “Faça Bonito”, do Grupo SADA. Os projetos foram reconhecidos por suas práticas voltadas à redução de impactos ambientais e ao fortalecimento de uma cultura ética e socialmente responsável no setor.

O case Pizzattolog ESG, finalista na categoria Governança do Prêmio de Sustentabilidade SETCESP, mostra resultados concretos. A criação de um Comitê ESG, somada à adoção de ferramentas de monitoramento, políticas de conduta e ética, resultou em mais de 1.000 horas de treinamento, redução de 100% dos acidentes e aumento de 40% na produtividade da equipe. O projeto exemplifica como a gestão estruturada pode alinhar segurança, eficiência e governança.
Já o projeto “Logística sem Bitucas”, da JNR Transportes, foca na destinação correta de bitucas de cigarro e na conscientização sobre os impactos ambientais e à saúde. A iniciativa contribui para diminuir riscos de incêndios nas estradas e sensibilizar motoristas sobre os efeitos nocivos do tabaco, integrando educação ambiental e responsabilidade social em sua operação diária.
O Grupo SADA apresentou o “Faça Bonito”, campanha que reforça o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação mobiliza colaboradores, parceiros e comunidades, conectando o setor de transporte à agenda social da COP30 e ao conceito ampliado de ESG, que vai além do meio ambiente e abrange também governança e responsabilidade humana.
Com o apoio da CNT e do SETCESP, essas iniciativas representam o transporte rodoviário brasileiro na agenda global da COP30, demonstrando como o setor privado pode contribuir com práticas de mitigação, adaptação e economia de baixo carbono. A visibilidade internacional alcançada por esses projetos evidencia o potencial do transporte sustentável como vetor de transformação na logística brasileira e de alinhamento às metas climáticas globais.









