Compensação de CO₂ no transporte de cargas impulsiona novo projeto da Tokio Marine no seguro de cargas

A compensação de CO₂ no transporte de cargas começa a ganhar escala no Brasil com iniciativas que integram sustentabilidade aos processos do setor de seguros. Entre janeiro e outubro de 2025, o transporte de cargas movimentou R$ 694 bilhões em cargas asseguradas com possibilidade de compensação de carbono, segundo dados transacionados pela NDD, multinacional brasileira de tecnologia com forte atuação nos segmentos de transporte, logística e fiscal.

Essas informações são provenientes da plataforma NDD Averba, que reúne mais de 5 mil empresas dos setores de logística e seguros de transporte. Desenvolvida para atender às exigências obrigatórias da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), a solução é utilizada no processo eletrônico de averbação de cargas no Brasil. Além disso, a expectativa é de crescimento desse mercado com a adesão de seguradoras que atuam diretamente nos setores de logística e transporte.

Compensação de CO2 no transporte de cargas impulsiona novo projeto da Tokio Marine no seguro de cargas
Equipes Tokio Marine e NDD em visita às fazendas localizadas no Sul do País pertencentes ao programa Green Carbon da multinacional brasileira NDD

Nesse contexto, a Tokio Marine Seguradora lançou, de forma inédita no país, o projeto “Plantando o Futuro”, voltado à compensação de carbono no seguro de transportes de cargas. A iniciativa prevê o plantio de árvores com alto potencial de captura de CO2, simbolizando a compensação das emissões geradas pelo processo eletrônico de averbação, com apoio do Programa Green Carbon, desenvolvido pela NDD e presente em mais de 50 países.

O projeto é válido para todos os tipos de seguros de transportes, tanto nacionais quanto internacionais, comercializados pela Tokio Marine. Para participar, é necessário apenas que o corretor de seguros realize a adesão no momento da contratação ou renovação da apólice, sem custo adicional para o cliente.

Após a adesão, as empresas de transporte de cargas recebem por e-mail um certificado digital, com validade de um ano, que informa a geolocalização das áreas de plantio, o volume total de CO₂ e compensado e o acompanhamento da evolução ambiental ao longo dos anos. Esse processo é viabilizado pela iniciativa Caixa Postal Verde, da NDD, que integra práticas de sustentabilidade diretamente aos processos do seguro de transportes, funcionando como um pilar ambiental do sistema eletrônico de averbação.

De acordo com o Diretor de Transportes da Tokio Marine, Valdo Alves, a iniciativa está alinhada às práticas de ESG adotadas pela companhia. “Pensar em Sustentabilidade é uma de nossas prioridades e foi o que nos motivou a desenvolver essa solução com impacto positivo no nosso mercado. Caso haja interesse em investir na compensação de toda a operação de transportes, cada empresa pode desenvolver iniciativas mais abrangentes por meio do Programa Green Carbon”.

Já o Head Green Carbon para o mercado securitário e co-founder do NDD Averba, Thiago Marques, destaca o caráter inovador da iniciativa. “As ações de responsabilidade socioambiental avançam no setor de transporte de cargas. Essa iniciativa da Tokio Marine é inédita com o foco de apoiar empresas de transporte que buscam dar o primeiro passo na compensação de suas emissões. Segundo o executivo, a iniciativa servirá como um grande incentivo, especialmente para empresas que ainda não iniciaram sua jornada de compensação de CO2, de forma prática e simples promovendo ações de sustentabilidade”, explica Marques.

O Programa Green Carbon realiza a compensação das emissões de CO₂ por meio do plantio de árvores em áreas próprias de manejo florestal durante todo o ciclo de vida da espécie pinus. Atualmente, as ações ocorrem em mais de dez fazendas da NDD Tech, localizadas na Serra Catarinense, reforçando a integração entre tecnologia, logística e sustentabilidade no transporte de cargas.

Compartilhe:
Veja também em Sustentabilidade
Amanco Wavin reduz emissão de CO₂ em 2 mil toneladas ao otimizar operação logística
Amanco Wavin reduz emissão de CO₂ em 2 mil toneladas ao otimizar operação logística
Be8 e Navegação Aliança confirmam redução de 99,41% nas emissões de GEE ao testar Be8 BeVant® na hidrovia gaúcha
Be8 e Navegação Aliança confirmam redução de 99,41% nas emissões de GEE ao testar Be8 BeVant® na hidrovia gaúcha
Volvo agrega caminhões 100% Biodiesel no transporte de peças para sua fábrica em Curitiba, PR
Volvo agrega caminhões 100% Biodiesel no transporte de peças para sua fábrica em Curitiba, PR
Rumo, AGV, Águia Sistemas e VLI ampliam ações ambientais e sociais no Brasil
Rumo, AGV, Águia Sistemas e VLI ampliam ações ambientais e sociais no Brasil
Lwart e Copa Truck ampliam logística reversa do óleo usado durante a temporada 2026
Lwart e Copa Truck ampliam logística reversa do óleo usado durante a temporada 2026
Green Cargo inicia operações no Brasil com soluções integradas de caminhões a gás para frotistas
Green Cargo inicia operações no Brasil com soluções integradas de caminhões a gás para frotistas

As mais lidas

01

Links Field e Virtueyes firmam parceria para ampliar conectividade IoT no setor de logística e transporte
Links Field e Virtueyes firmam parceria para ampliar conectividade IoT no setor de logística e transporte

02

Assaí amplia parceria com iFood e leva delivery a um terço de suas lojas no Brasil
Assaí amplia parceria com iFood e leva delivery a um terço de suas lojas no Brasil

03

Digitalização logística no Brasil cresce 23% ao ano impulsionada por pressão por eficiência operacional
Digitalização logística no Brasil cresce 23% ao ano impulsionada por pressão por eficiência operacional