O Desafio Logístico Brasileiro: Custos Elevados e a Urgência por Reestruturação

Introdução

O Brasil, com sua vasta extensão territorial e economia em constante crescimento, enfrenta um desafio crucial: a ineficiência logística no transporte de cargas. Um estudo recente do Tribunal de Contas da União (TCU) revelou que o país destina alarmantes 13% do seu Produto Interno Bruto (PIB), o equivalente a R$ 1,3 trilhão, para o transporte de cargas em 2022. Esse percentual, que supera em duas vezes a média global, evidencia a urgência de uma reestruturação completa da cadeia logística brasileira.

Desenvolvimento

O relatório do TCU, intitulado Acórdão 2000/2024 – TCU – Plenário, expõe as deficiências crônicas na infraestrutura de transportes do país, a ausência de diretrizes estratégicas no planejamento logístico e os impactos negativos na economia nacional. O Brasil investe menos da metade da média mundial no setor, resultando em custos elevados para a movimentação de mercadorias, que representam, em média, 64% dos custos logísticos das empresas.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) já havia alertado para esse problema em 2022, ao constatar que o frete corresponde, em média, a 15% do preço final dos produtos industriais. O estudo do TCU reforça essa preocupação, demonstrando que, enquanto o modal ferroviário é priorizado para exportação, o transporte interno – que movimenta 67% das cargas no país – continua dependente de rodovias precárias e custosas.

Falhas no Planejamento e Infraestrutura Deficiente

O relatório do TCU também destaca a carência de diretrizes estratégicas e a falta de transparência nos dados do setor. A ausência de diagnósticos consistentes impede a identificação de gargalos logísticos e a formulação de políticas públicas eficazes. Como resultado, projetos são implementados sem levar em conta a intermodalidade e a eficiência na circulação das mercadorias.

Apesar do incentivo à utilização das ferrovias para exportação, o modal ferroviário continua subutilizado e ultrapassado. Os dados mostram que mais da metade da malha ferroviária brasileira não está em operação ou tem fluxo extremamente reduzido: 36,3% das ferrovias estão inativas, enquanto 22,76% transportam menos de dois trens por dia. Apenas 12,66% da malha opera em plena capacidade.

Impacto nos Custos e na Competitividade

A falta de planejamento logístico agrava os custos de produção, com problemas estruturais tanto no modal rodoviário quanto no ferroviário. A concessão de ferrovias, por exemplo, é dominada por monopólios voltados ao transporte de commodities, especialmente minério de ferro.

A percepção equivocada de que o modal rodoviário é mais barato também contribui para o problema. “A curto prazo, o custo de um caminhão pode parecer menor, mas o volume transportado por ferrovia é muito maior. No fim, quem paga essa diferença é a sociedade”, alerta Ewerton Henriques, sócio-diretor da SH Consultoria.

A deficiência logística também impacta diretamente o agronegócio. Um exemplo recente ocorreu em Porto Velho (RO), onde a safra recorde de soja do Centro-Oeste gerou uma fila de 1.500 caminhões por dia à espera do embarque para exportação. O porto tem capacidade para movimentar apenas 10 mil toneladas diárias, o equivalente a 200 caminhões, causando atrasos e custos adicionais aos produtores.

Comparativo Internacional

A falta de infraestrutura coloca o Brasil em desvantagem no mercado global. Um estudo do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) de 2023 revelou que o custo logístico da soja americana equivale a 15% do preço de produção, enquanto o transporte brasileiro alcança 25%. Apesar do custo de produção mais baixo, o Brasil perde competitividade devido à ineficiência no escoamento.

O Papel das Entidades do Setor na Transformação Logística

Entidades representativas do setor de transporte, como por exemplo a CNT, têm trabalhado incansavelmente na defesa dos interesses e na promoção do conhecimento para subsidiar tomadas de decisões estratégicas. Essas entidades reúnem diversas associações e sindicatos, unindo um grande número de empresas que geram milhões de empregos.

Essas entidades desenvolvem e publicam estudos, pesquisas e análises que apoiam a gestão dos negócios, além de subsidiar as políticas públicas, ações e planos do governo para promover o desenvolvimento da atividade transportadora no Brasil. A pesquisa de rodovias, por exemplo, é referência no país e utiliza inteligência artificial em sua produção.

Conclusão A reestruturação completa da cadeia logística brasileira é fundamental para impulsionar o crescimento sustentável do país e fomentar a criação de empregos. A solução passa por um planejamento estratégico eficiente, investimentos em infraestrutura e a promoção da intermodalidade. O trabalho de pesquisa e articulação com órgãos governamentais desempenha um papel crucial nesse processo, buscando sempre a excelência e a inovação em prol de um setor vital para a economia nacional.

Compartilhe:
Victor Adriano Tavares

Victor Adriano Tavares

Possui graduação em Administração, Especialização em Logística, Docência do Ensino Superior, Gestão de Equipes, Gestão e auditoria ambiental e Gestão escolar e Coordenação Pedagógica. Professor Universitário (Administração e Logística), proprietário da Vs2l Transportes e Analista da Educação Profissional – Firjan/SENAI – Departamento Regional do Rio de Janeiro.

615x430 Savoy julho 2025
Grupo Elfa inaugura Centro de Distribuição e amplia operação Dental no Sudeste
Grupo Elfa inaugura Centro de Distribuição e amplia operação Dental no Sudeste
Sem inovação e qualificação, Brasil pode perder a corrida da eficiência logística, aponta PAINEL 2025
Sem inovação e qualificação, Brasil pode perder a corrida da eficiência logística, aponta PAINEL 2025
Black Friday pressiona logística e eleva custo do frete em até 30% no transporte rodoviário, analisa Transvias
Black Friday pressiona logística e eleva custo do frete em até 30% no transporte rodoviário, analisa Transvias
DER-SP e Poli-USP inauguram polo de pesquisas voltado a descarbonizar estradas paulistas
DER-SP e Poli-USP inauguram polo de pesquisas voltado a descarbonizar estradas paulistas
Inteligência Artificial promete reduzir até 70% dos riscos nas estradas, mostra Alper Seguros
Inteligência Artificial promete reduzir até 70% dos riscos nas estradas, mostra Alper Seguros
BMG Foods amplia presença em São Paulo com novo Centro de Distribuição em Jandira
BMG Foods amplia presença em São Paulo com novo Centro de Distribuição em Jandira

As mais lidas

01

Planejamento logístico anual: como alinhar dados, tecnologia e estratégia para um ano mais eficiente
Planejamento logístico anual: como alinhar dados, tecnologia e estratégia para um ano mais eficiente

02

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

03

Grupo Elfa inaugura Centro de Distribuição e amplia operação Dental no Sudeste
Grupo Elfa inaugura Centro de Distribuição e amplia operação Dental no Sudeste