Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 20 de junho de 2011

Logística: reconhecimento profissional dos tecnólogos

Diplomados em cursos superiores de tecnologia podem procurar seus conselhos regionais de acordo com suas formações para regularização. No caso de Logística, a regulação é feita pelo Conselho Regional de Administração (CRA) de seu estado, lá será emitida uma Carteira de Identidade Profissional com o número do seu registro.
A regulamentação da atividade é o primeiro passo para que possamos disciplinar, fiscalizar, orientar, valorizar e adquirir respeito no exercício profissional, pois o tempo todo lidamos com tomadas de decisões de grande monta ao gerirmos processos e pessoas, habilidades e competências que requerem responsabilidade sob nossos atos e ações, com impactos na estrutura do próprio existir da empresa.

Esse é um importante passo para eliminarmos de vez possíveis dúvidas sobre competência, profissionalismo e formação tecnológica, e devemos fazer cumprir, levando a sério este importante momento.

Boa parte de profissionais do Setor fizeram carreiras cunhadas na dedicação exaustiva pela causa da empresa, executando atividades que demandam flexibilidade de horários e compromissos diversos em longas jornadas, enquanto uma minoria cumpria apenas o expediente.

A busca por profissionalização do setor ainda está acontecendo e as empresas perceberam que não podem substituir bagagem e experiência somente por pura e simples formação acadêmica.

E ainda, as expectativas de crescimento do país e tendências de crescimento mundiais não permitem mais prazos extensos para formações como em tempos anteriores, faltaria mão de obra especializada.

Nas salas de aulas, em cursos superiores de tecnologia temos profissionais de renome numa segunda graduação, temos pessoas com cargos importantes e detentoras de poder de decisão nas empresas, bem como empresários de sucesso que buscam especialização e uma certificação em nível superior. Existe uma disparidade entre o acadêmico e o prático fazendo com que os professores também se aperfeiçoem dentro do contexto logístico para conseguirem dar uma boa aula.

A profissão de tecnólogo foi estabelecida pelo Decreto nº 2.208, de 17 de abril de 1997, e revista pelo Decreto nº 5.154 em 2004. De acordo com dados do MEC de 2007, dos 24 mil cursos ofertados atualmente no Brasil, quase 4 mil são abrangidos pela educação tecnológica, e desses são formados cerca de 20 mil profissionais tecnólogos anualmente.
De 2002 a 2007 houve aumento de aproximadamente 500% no perfil desses cursos saltando de 636 em 2002 para 3.702, em 2007. Em 2002 haviam cerca de 38 mil ingressantes nestes cursos, após o mesmo período o número superava a casa dos 188 mil, e crescendo.

A regulamentação dos diplomados em cursos superiores de tecnologia – aprovada pelo Plenário do CFA em 13 de novembro e publicada nas Resoluções Normativas nº 373, 374 e 379/2009 – demonstra o apoio da autarquia a uma política do Ministério da Educação no que se refere à educação profissional tecnológica no país.

As atribuições aos diplomados tecnólogos em logística poderão desenvolver atividades em conformidade com seu código de conduta profissional, de acordo com sua formação, como: pareceres, relatórios, planos, projetos, arbitragens, laudos, assessoria em geral, chefia intermediária, pesquisas, estudos, análises, interpretação, planejamento, implantação, coordenação, controle e assunção de responsabilidade técnica dos trabalhos relacionados especificamente a sua área de formação.

Importante recomendação é que dêem continuidade em sua formação superior através de pós-graduações em níveis  “lato” e “stricto sensu”.

Mantenham-se sempre antenados!  Valorizem e exijam respeito sobre sua formação, a começar pelos salários e postura profissional.

Créditos ao MEC – Ministério da Educação e Cultura, ao CFA – Conselho Federal de Administração e ao CRA – Conselho Regional de Administração de SP e todos os Tecnólogos do Brasil.


Logística: reconhecimento profissional dos tecnólogos Logística: reconhecimento profissional dos tecnólogos
Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal