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Conteúdo 20 de dezembro de 2022

Logística do Agronegócio

Quando falamos do agronegócio no Brasil, nos deparamos com um dos setores mais sólidos e rentáveis para se investir, pois após cinco décadas, o país deixou de ser apenas um importador para se tornar um dos mais proeminentes exportadores de commodities do mundo.

Esse processo passou pela profissionalização do homem do campo, pela tecnologia aplicada, que vai desde ao desenvolvimento de sementes até o monitoramento de dados da produtividade pela inteligência. Porém, estudo desenvolvido pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), em meados de 2021, demonstrou que somente 2% das propriedades contavam com máquinas agrícolas.

 

Panorama atual

A partir de estratégias desenvolvidas no setor oriundas de investimentos em pesquisa e de políticas públicas para o setor rural, o Brasil começou a mudar esse cenário, tendo como grande exemplo a produção de grãos, que, nos anos de 1970, gerava 38 milhões de toneladas de grãos e hoje passou para 236 milhões de toneladas anuais.

Outro fator que pode demonstrar como o agronegócio brasileiro vem crescendo a cada ano são os números apresentados desde 1996 pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea – Esalq/ USP), em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA):

– Biênio 2020-21, a cifra alcançou recordes

– 2020, seu crescimento bateu 24% em relação aos ganhos de 2019 e representava 26,6% de todo o PIB brasileiro

– 2021 a participação chegou 27,4%

Além dos números apresentados acima, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou em seu site no dia 11 de novembro de 2022 que o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) de 2022, “com base nas informações de junho, atinge R$ 1,241 trilhão, 1,6% acima do obtido em 2021. As lavouras, com faturamento de R$ 875,50 bilhões, foram as principais responsáveis pelo crescimento do VBP, e apresentaram crescimento real de 5,2%. Sua participação no VBP é de 70,0%, e a pecuária 30,0%.”

 

Logística do Agro

Conforme dados da CNT (Confederação Nacional do Transporte), “a logística e o transporte no agronegócio brasileiro são responsáveis por cerca de 61% do escoamento de cargas do setor no país”.

Essa movimentação da logística de transporte somente em 2020 representou 26,6% do PIB, que equivale a R$ 2 tri do nosso Produto Interno Bruto. Já em 2022, com a digitalização dos processos, o volume de frete no agro teve um crescimento de 33,2% somente no primeiro semestre.

Porém devemos observar que esses números poderiam ser melhores se nossa malha de transportes fosse mais equilibrada, pois hoje o agronegócio brasileiro é predominantemente rodoviário, com cerca de 61%, ferroviário com cerca de 24% do volume e em terceiro lugar fica o meio aquaviário, com 12%.

 

Desafios da Logística

Quando olhamos o agronegócio como um todo, verificamos que existem alguns desafios que o setor de logística precisa melhorar para tornar o processo mais rentável, tais como:

– Dependência do modal rodoviário

– Falta de infraestrutura para armazenamento

– Altos custos em toda a estrutura de produção

– Longas distâncias para escoar os produtos

– Desperdício da produção na logística

– Automatização dos processos na linha produtiva

– Falta de infraestrutura de estradas e portos

Buscar a melhoria contínua e potencializar a logística do agro são medidas que ajudarão na produtividade. Esses parâmetros serão fundamentais para a redução do custo de produção de todo o processo produtivo até a chegada do produto à mesa do consumidor.

Victor Adriano Tavares Victor Adriano Tavares

Possui graduação em Administração, Especialização em Logística, Docência do Ensino Superior, Gestão de Equipes, Gestão e auditoria ambiental e Gestão escolar e Coordenação Pedagógica. Professor Universitário (Administração e Logística), proprietário da Vs2l Transportes e Analista da Educação Profissional – Firjan/SENAI – Departamento Regional do Rio de Janeiro.

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