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Conteúdo 24 de fevereiro de 2022

Lean na logística

24-02-22 Lean

Estamos começando mais uma jornada em nossa caminhada pessoal e profissional com novas expectativas, novos sonhos e nova metas.

Assim sendo, nada melhor do que escrever o primeiro artigo do ano falando da metodologia Lean, que vem a ser um conceito de gestão desenvolvido pelos executivo da Toyota Taiichi Ohno, durante o período de reconstrução do Japão após a Segunda Guerra Mundial.

Apesar de a metodologia ter sido criada há décadas, podemos afirmar que ela está bem atualizada para o atual cenário, tanto que o sistema ultrapassou os limites das linhas de produção e hoje já faz parte do cotidiano de escritórios, startups, universidades, comércio, design, saúde e de toda a cadeia de suprimentos.

 

Ferramentas Lean

Buscando sempre desenvolver as melhores práticas no processo produtivo e apresentar os melhores métodos de qualidade e rapidez na produção com a eliminação do desperdício, a adoção de uma melhoria contínua, a padronização dos processos e foco em manter o ambiente limpo e agradável para o desenvolvimento das atividades, o Lean utiliza ferramentas que ajudam a manter a casa arrumada, tais como:

– 5S

– Jidoka

– JIT: Just in time

– Kanban

– Kaizen

– PDCA

– TPM

– Heijunka

– Objetivos SMART

– SMED

– KPIs

– Diagrama Ishikawa (diagrama de causa e efeito)

– Diagrama de Pareto

– Histograma

– Diagrama de dispersão

– Cartas de controle

– POKA YOKE

 

Contribuição do Lean na logística

Quando pensamos no Lean implantado na logística, devemos enxergá-lo como sendo mais detalhado e complexo, pois ele não será utilizado como uma estratégia enxuta e genérica a ser adotada em tudo que gera desperdício.

Tendo a logística de operações mais complexas, o Lean vai atuar em alguns processos como de armazenamento e de distribuição, entre outros, de forma mais segura, com a atenção redobrada na eliminação de desperdício e no aumento da segurança das operações, gerando melhores resultados para as organizações.

Portanto, o Lean na logística busca, no cenário econômico atual, atuar de maneira a eliminar certas atividades para reduzir o desperdício em toda cadeia de suprimentos. Com isso, as empresas alcançarão o aperfeiçoando do fluxo de produtos e serviços, sendo ele reverso ou direto, com o único objetivo de atender a necessidade do cliente.

 

Princípios do Lean na logística

Womack et al. (1992) fornece um enquadramento conceitual para categorizar os princípios, as ferramentas e as práticas da produção enxuta em cinco áreas básicas, listadas logo abaixo.

 

Princípio Descrição
Valor Identificar o valor do ponto de vista do cliente.
Fluxo de valor Compreender todas as atividades no processo como um fluxo contínuo que agregam valor ao produto.
Fluxo de processo Minimizar a interrupção durante o processo. O produto deve estar constantemente em movimento para o cliente seguindo o ritmo da demanda
Puxar Os produtos devem ser puxados de acordo com a demanda do cliente.
Perfeição Esforçando-se para a perfeição – meta zero de defeitos e busca incessante de eliminação dos desperdícios.

 

Principais objetivos do Lean

Com a alta competividade no mercado, conter os desperdícios para obter melhorias internas, com o objetivo de atender de maneira satisfatória as necessidades apresentadas pelos clientes, passa primeiramente por entender quais são os princípios do Lean na logística, pois é desta maneira que o consumidor conseguirá enxergar valor no produto ou serviço colocado à sua disposição.

Portanto, devemos estar antenados nas seguintes princípios:

– Redução de Custos

– Melhoria Contínua

– Agilidade de Produção

– Maior capacidade Produtiva

– Melhorias no ambiente de trabalho

 

As palavras finais deste artigo passará pelas célebres frases de Taiichi Ohno:

– “Custos não existem para serem calculados. Custos existem para serem reduzidos.”

– “O estilo Toyota não é criar resultados trabalhando duro. É um sistema que diz que não há limite para a criatividade das pessoas. As pessoas não vão para a Toyota para ‘trabalhar’ que vão lá para ‘pensar’.”

– “Algo está errado se os trabalhadores não olharem em volta a cada dia, encontrar coisas que são tediosas ou chatas e, em seguida, reescrever os procedimentos. Mesmo o manual do mês passado deve estar desatualizado.”

– “Tenho orgulho de ser japonês e queria que meu país tenha sucesso. Eu acreditava que meu sistema era uma maneira que poderia nos ajudar a se tornar uma nação industrial moderna. É por isso que eu não tinha nenhum problema em compartilhar com outras empresas japonesas, até mesmo meus maiores concorrentes.”

 

 

Victor Adriano Tavares Victor Adriano Tavares

Possui graduação em Administração, Especialização em Logística, Docência do Ensino Superior, Gestão de Equipes, Gestão e auditoria ambiental e Gestão escolar e Coordenação Pedagógica. Professor Universitário (Administração e Logística), proprietário da Vs2l Transportes e Analista da Educação Profissional – Firjan/SENAI – Departamento Regional do Rio de Janeiro.

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