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Conteúdo 1 de novembro de 2022

Estratégia competitiva na cadeia de suprimentos

No atual cenário, as organizações estão buscando as melhores práticas de otimização de todos os processos dentro de sua cadeia de suprimentos, com o fortalecimento da melhoria contínua e a eliminação do desperdício em sua operação.

Com base nessa dinâmica, a empresa busca traçar sua estratégia competitiva em relação aos seus concorrentes e, com isso, vislumbra atender um conjunto de necessidades do cliente em relação ao seu produto/serviço.

Porém, para alcançar essa maior competitividade, as organizações precisam integrar seus processos internos e externos e, assim, terá ganho na otimização da sua cadeia logistica com o objetivo de englobar melhores resultados dentro da sua gestão, com aumento de competividade da empresa no mercado.

Sendo assim, a organização fortalecerá seus resultados perante aos clientes e concorrentes.

 

Estratégia Competitiva

Partindo da lógica que o objetivo central de qualquer organização é alcançar a lucratividade, a estratégia competitiva precisa estar alinhada com a diferenciação e os custos baixos, que são os pilares que sustentaram toda estratégia frente à concorrência.

Vale lembrar que a lucratividade não somente dependerá da sua colocação frente aos concorrentes, pois a estrutura do mercado de atuação poderá ser um fator determinante, isto é, o conhecimento do setor de atuação é de fundamental importância.

Esse conhecer permitirá à organização:

– Conhecer pontos fracos e fortes dos concorrentes

– Tipos de segmentação para base de clientes (ativos, inativos e potenciais)

 

Estratégias competitivas de Porter

– Rivalidade em relação aos concorrentes existentes;

– Ameaça de produtos ou serviços substitutos;

– Ameaça de novos concorrentes;

– Poder dos clientes;

– Poder de negociação dos fornecedores.

 

Cadeia de suprimentos

Uma cadeia de suprimentos bem desenvolvida engloba várias partes direta e indiretamente, no atendimento de um pedido de um cliente. Podemos considerar uma cadeia de suprimentos típica a que engloba;

– Clientes;

– Varejistas;

– Atacadistas;

– Distribuidores;

– Fabricantes;

– Fornecedores.

Essa rede interligada de processos que acontece dentro da cadeia de suprimentos tornou-se fator preponderante para as organizações que desejam melhorar a experiência do cliente.

 

Estratégia competitiva na cadeia de Suprimentos

Na relação cadeia de suprimentos e estratégia competitiva, precisamos analisar como a cadeia de valor atua nesse cenários, a partir do desenvolvimento de um produto/serviço, passando por marketing e vendas que geram as necessidades e, com isso, desenvolve a demanda para atingir os objetivos de consumo pelo cliente.

Todo esse alinhamento proporcionará uma consistência para atender as prioridades do cliente que a estratégia deseja satisfazer, além de demonstrar a capacidade da cadeia de suprimentos de entender a atender a demanda.

 

Ensinamentos do Mestre CHOPRA (2011)

O primeiro passo para conseguir alinhamento estratégico entre as estratégias competitiva e da cadeia de suprimentos é atender a incerteza dos clientes e da cadeia. Tais incertezas podem ser combinadas e mapeadas no espectro de incerteza implícito.

O segundo passo para tingir o alinhamento estratégico entre estratégias competitivas e de cadeia de suprimentos é entender a cadeia de suprimentos e mapeá-la no espectro de responsividade.

Victor Adriano Tavares Victor Adriano Tavares

Possui graduação em Administração, Especialização em Logística, Docência do Ensino Superior, Gestão de Equipes, Gestão e auditoria ambiental e Gestão escolar e Coordenação Pedagógica. Professor Universitário (Administração e Logística), proprietário da Vs2l Transportes e Analista da Educação Profissional – Firjan/SENAI – Departamento Regional do Rio de Janeiro.

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