Estratégia competitiva na cadeia de suprimentos
No atual cenário, as organizações estão buscando as melhores práticas de otimização de todos os processos dentro de sua cadeia de suprimentos, com o fortalecimento da melhoria contínua e a eliminação do desperdício em sua operação.
Com base nessa dinâmica, a empresa busca traçar sua estratégia competitiva em relação aos seus concorrentes e, com isso, vislumbra atender um conjunto de necessidades do cliente em relação ao seu produto/serviço.
Porém, para alcançar essa maior competitividade, as organizações precisam integrar seus processos internos e externos e, assim, terá ganho na otimização da sua cadeia logistica com o objetivo de englobar melhores resultados dentro da sua gestão, com aumento de competividade da empresa no mercado.
Sendo assim, a organização fortalecerá seus resultados perante aos clientes e concorrentes.
Estratégia Competitiva
Partindo da lógica que o objetivo central de qualquer organização é alcançar a lucratividade, a estratégia competitiva precisa estar alinhada com a diferenciação e os custos baixos, que são os pilares que sustentaram toda estratégia frente à concorrência.
Vale lembrar que a lucratividade não somente dependerá da sua colocação frente aos concorrentes, pois a estrutura do mercado de atuação poderá ser um fator determinante, isto é, o conhecimento do setor de atuação é de fundamental importância.
Esse conhecer permitirá à organização:
– Conhecer pontos fracos e fortes dos concorrentes
– Tipos de segmentação para base de clientes (ativos, inativos e potenciais)
Estratégias competitivas de Porter
– Rivalidade em relação aos concorrentes existentes;
– Ameaça de produtos ou serviços substitutos;
– Ameaça de novos concorrentes;
– Poder dos clientes;
– Poder de negociação dos fornecedores.
Cadeia de suprimentos
Uma cadeia de suprimentos bem desenvolvida engloba várias partes direta e indiretamente, no atendimento de um pedido de um cliente. Podemos considerar uma cadeia de suprimentos típica a que engloba;
– Clientes;
– Varejistas;
– Atacadistas;
– Distribuidores;
– Fabricantes;
– Fornecedores.
Essa rede interligada de processos que acontece dentro da cadeia de suprimentos tornou-se fator preponderante para as organizações que desejam melhorar a experiência do cliente.
Estratégia competitiva na cadeia de Suprimentos
Na relação cadeia de suprimentos e estratégia competitiva, precisamos analisar como a cadeia de valor atua nesse cenários, a partir do desenvolvimento de um produto/serviço, passando por marketing e vendas que geram as necessidades e, com isso, desenvolve a demanda para atingir os objetivos de consumo pelo cliente.
Todo esse alinhamento proporcionará uma consistência para atender as prioridades do cliente que a estratégia deseja satisfazer, além de demonstrar a capacidade da cadeia de suprimentos de entender a atender a demanda.
Ensinamentos do Mestre CHOPRA (2011)
O primeiro passo para conseguir alinhamento estratégico entre as estratégias competitiva e da cadeia de suprimentos é atender a incerteza dos clientes e da cadeia. Tais incertezas podem ser combinadas e mapeadas no espectro de incerteza implícito.
O segundo passo para tingir o alinhamento estratégico entre estratégias competitivas e de cadeia de suprimentos é entender a cadeia de suprimentos e mapeá-la no espectro de responsividade.