
Se considerarmos os grandes avanços ocorridos nos últimos anos, iremos observar que a tecnologia tem tido um papel fundamental no avanço das empresas, diretamente nas áreas operacionais.
Tais avanços têm permitido que se obtenha resultados na gestão operacional, através da revisão dos processos, no desempenho e performance das equipes, possibilitando, dessa maneira, a alavancagem nos negócios.
Dentre os aspectos mais importantes na gestão e controles operacionais podemos destacar:
– Planejamento Organizacional – A evolução dos processos analógicos (controles em relatórios de papel) para os sistemas automatizados (tecnologia sistêmica) e a adoção de processos com Inteligência Artificial (IA) proporcionou uma maior oportunidade para agilizar o planejamento das empresas.
A velocidade da tecnologia permitiu que os gestores pudessem “ousar mais” nas definições de suas metas, da mesma forma que, através da interação sistêmica, permitiu compartilhar com toda a empresa os objetivos propostos e seus planos de execução.
– Atividades Operacionais – A automação e automatização de processos, fluxos operacionais, análises de tomadas de decisões, entre outras, fizeram com que as definições e diretrizes nas operações tivessem uma maior celeridade se comparadas aos tempos em que se utilizava processos analógicos, que eram demorados e requeriam um contingente operacional muito maior para consolidação e análise.
Todo esse arcabouço leva as empresas a aprimorarem o seu planejamento, buscar maior produtividade em suas operações, aumentar o nível de serviços aos seus clientes e, assim, se tornarem mais competitivas no segmento do mercado em que atuam.
– Gestão e Eficácia – A tecnologia possibilitou aos gestores uma possibilidade de dedicar um maior tempo para a capacitação e desenvolvimento de suas equipes operacionais. Isso em virtude da agilidade e compartilhamento das informações, condição básica para que se obtenha melhores resultados.
Nesses aspectos, pudemos observar também os impactos que foram produzidos na otimização e o maior rendimento das equipes em suas atividades operacionais.
Tal fato possibilitou aos gestores a utilização de resultado mais precisos e produtivos, em razão de possuírem informações mais assertivas e de forma mais ágil, de modo a poderem delegar atividades e maiores responsabilidades as suas equipes e aos seus subordinados.
– Competitividade e Desempenho – As empresas que já se utilizam de tecnologia sistêmica, softwares e de aplicativos de gestão podem obter maiores vantagens, sendo mais competitivas operacionalmente, através de informações relevantes que farão a diferença junto aos seus clientes, bem como ao mercado em que atuam.
Isto deverá trazer uma série de “vantagens competitivas” na área de sua atuação, e poderá destacá-las junto ao mercado e perante aos seus concorrentes. Portanto, a eficiência no atendimento e na gestão das suas atividades como um todo, no desenvolvimento e na capacitação dos gestores e suas equipes multifuncionais deverá ser parte na evolução do próprio negócio, tornando as empresas mais rentáveis a médio e longo prazo.










