A logística frigorificada no Brasil – O contínuo desenvolvimento da cadeia do frio
Fusões, aquisições, implementações de novas tecnologias e gestão compartilhada das operações. Operadores Logísticos Frigorificados avaliam as tendências; debatem e avaliam sobre os rumos e as oportunidades do mercado, com o objetivo de como atender e melhorar o nível de serviços aos clientes, cada vez mais exigentes.
O crescimento do mercado frigorificado verificado no Brasil no ano de 2022 foi da ordem de 4,5%, em razão das movimentações das empresas, face a reestruturações operacionais e adequações exigidas pelo mercado.
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Fonte: ABIAF-GCCA Brasil /Pesquisa OAJ Consult
Mas, as projeções são otimistas. Apesar do cenário econômico atual, a indústria do frio brasileira tem como previsão aumentar sua capacidade este ano em 6,5%. Hoje, o país conta com aproximadamente 21,2 milhões de metros cúbicos de capacidade instalada, atuando a nível nacional em todos os segmentos do mercado que necessitam de armazenagem e movimentações de produtos sob temperatura controlada.
Para atender esse mercado, o Segmento Frigorificado opera com mais de 366 Unidades, que operam na cadeia do frio, em segmentos e operações diversificadas, garantindo o controle de qualidade assegurada, de acordo com certificações e protocolos exigidos por esse mercado.
Com base na performance desse mercado, podemos destacar fatores que podem justificar o interesse dos investimentos nesse segmento, em razão dos resultados obtidos pelos Investidores no ROI (Return On Investiments) conforme pode se demonstrar.
Tomando por base o Mercado Brasileiro, podemos considerar que o resultado obtido no último ano, em investimentos no mercado do frio, foram:
– Retorno sobre Ações no Mercado Logístico = 14,80%
– Rendimento das Quotas do Mercado (Carteira Geral) = 10,62%
(Fonte: B3–BOVESPA)
Segundo análises e pesquisas junto a esse mercado, algumas ações contribuíram para esse crescimento sustentável, ou seja, investimentos executados por empresas nacionais (em processos de expansão), fusões e aquisições e reorganização do segmento junto a clientes e ao mercado.
A América Latina segue essa mesma tendência. Isso tem sido demonstrado por aquisições e investimentos efetuados recentemente por empresas multinacionais, principalmente em Países da América do Sul, como foi o caso da Emergent Cold e da Ice Star, entre outras, considerado os aportes efetuados recentemente em países desse mercado.
O Crescimento do Mercado
Com toda essa movimentação, pode-se destacar tendências de crescimentos também em setores que atuam no segmento frigorificado, ou mesmo que se utilizam de suas operações logísticas, como:
– Food Service – crescimento de 9,4% em 2022;
– Comercio Exterior – Aumento substancial nas exportações de proteínas animal para Europa e Ásia, entre outros, da ordem de 30%;
– E-commmerce – em razão dos sistemas de deliveries, cresceu 11,5% em 2022;
– Farmacêutico – crescimento do segmento em 16,3% na indústria;
– Intralogística Frigorificada – Ainda em fase de desenvolvimento, cresceu 2,5% no segmento em 2022;
Tendências & Oportunidades do Mercado Frigorificado
As tendências que se observam nesse mercado são direcionadas à modernização dos processos operacionais, a inovações tecnológicas e ao treinamento e capacitação de equipes multifuncionais, que possibilitem o crescimento sustentável desse segmento.
– Fusões & Aquisições – Observa-se a continuidade no interesse de Fundos de Investimentos e empresas logísticas multinacionais em aportar recursos financeiros no Brasil, para o segmento frigorificado;
– Inovações Tecnológicas que agregam valor aos serviços – Logística 4.0, Logística Reversa, Logística Colaborativa; Fulfillment;
– Gestão Compartilhada – Maior interação entre os Operadores Logísticos, fornecedores/produtores, mercado e consumidor final – Logística Colaborativa;
– Rentabilidade do Segmento – O Mercado Frigorificado permanece à margem de um cenário da crise econômica, considerado os demais segmentos da Cadeia Logística;
– Formação Técnica – Investimentos na capacitação e no treinamento de equipes multifuncionais, com o objetivo do aperfeiçoamento profissional e retenção de talentos nas empresas;
– Operações da Rede Logística – Estoques avançados (HUBs), armazenagem alfandegada (exportações), internacionalização da logística frigorificada (operações entre empresas atuantes no MERCOSUL).
Portanto, se considerarmos os cenários atuais e as oportunidades até então apresentadas pelo segmento da Cadeia do Frio, quer seja no Brasil ou nos Países do Mercosul, pode-se concluir que haverá continuidade desse crescimento sustentável do Mercado Frigorificado nos próximos anos, colocando mais uma vez “em destaque” o segmento da Cadeia do Frio.