Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 25 de outubro de 2011

A Interdependência Sistema da Cadeia Logística e os Recursos Tecnológicos

Supply Chain Management, ou Gestão da Cadeia de Suprimentos, aponta para uma evolução (e revolução) do conceito de Logística. Trata-se de um eficiente gerenciamento de toda a cadeia de suprimentos, atingindo os extremos fornecedor/cliente final. Uma definição adequada ao termo é:

“A administração do fluxo de produtos, de informações e de capital, por meio da utilização coordenada de diferentes instalações e ativos que pertencem a diferentes organizações. Partindo de sua própria definição, percebe-se que a implementação do conceito de supply chain management depende de análises, decisões e iniciativas gerenciais integradas e coerentes em duas redes que são complementares entre si: a rede Logística e a rede (inter) organizacional” (WANKE, 2008: 76)

Trata-se, como é possível identificar na conceituação do termo, de um conjunto de escolhas e ações dinâmicas que se refletem internamente, com iniciativas possíveis de submeter toda a Logística a uma revisão em suas estratégias, buscando sempre uma maior integração entre toda a rede produtiva.

Com a necessidade de pronta resposta e velocidade nas informações, por mais que haja racionalização e sistemas de informação, não teríamos respostas eficazes em tão curto espaço de tempo, por conta do volume de informações necessárias a realização das atividades produtivas.

Resumindo, este conceito revolucionário, se impõe como resultado da acirrada concorrência dos negócios nos dias atuais, da necessidade de se exercer controle total sobre toda a cadeia, tendo em vista que uma falha, inda que pontual em qualquer uma delas pode por todo o negócio a perder. Caso, porém, haja um controle adequado de todas as partes isto pode significar não apenas um resultado de excelência como, também, redução e eliminação de custos desnecessários.

Do ponto de vista prático, o Supply Chain Management (Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos) propiciou um amplo desenvolvimento dos serviços de Logísticas, inegável fonte de vantagem competitiva para as empresas. Desde a última metade do século XX a demanda dos consumidores aliada ao avanço tecnológico e, por outro lado, a pressão para um melhor controle sobre os custos vem impondo um mais severo controle sobre todos os processos de produção e distribuição. Nesse sentido, a Logística apropriou-se de uma parceria mais direta e envolvente com os demais setores internos e externos, possibilitando, desta forma, a implantação de um gerenciamento de toda a cadeia de distribuição, tendo como pano de fundo os recursos tecnológicos.
A observação da evolução da Logística até chegar a esse nível é possível quando se efetua uma revisão na literatura sobre o tema que traz, principalmente partindo da primeira metade do século XX, com o advento da 1ª e 2ª guerras mundiais, perpassando a segunda metade com a globalização e a tecnologia, a percepção outrora limitada e fragmentada e, posteriormente, a necessidade instalada de melhor controle sobre a cadeia de suprimentos, bem como o uso de recursos tecnológicos nos processos de produtos e serviços.

Baseados em diversos estudos, (BOWERSOX, 1974; BALLOU, 1993; CHRISTOPHER, 1997; ROSS, 1998, ROCHA, 2001; entre outros), configura-se um quadro representativo desta evolução, que aparece, num período remoto, primeiramente uma percepção fragmentada da Logística para depois, já num período mais avançado, adentrando a nossa Era.

Uma visão pautada em maior controle, proporcionado através do aperfeiçoamento dos Sistemas de Informação e uso de Tecnologia da Informação. Muito difícil ofertarmos diferencial competitivo sem o uso de recursos tecnológicos aliado aos conceitos logísticos de maneira sistêmica. Por sua vez a Tecnologia da Informação anda lado a lado com a logística, aumentam os volumes junto com a necessidade de geri-los.
Já imaginaram os portos, os Centros de Distribuições, as grandes fábricas, e os mais diversos negócios operando nos dias atuais sem estes recursos? Verdadeiro caos.

Acho bom irmos pensando em fontes renováveis de energia. Quer prova maior que esta, da interdependência sistêmica?

A Interdependência Sistema da Cadeia Logística e os Recursos Tecnológicos A Interdependência Sistema da Cadeia Logística e os Recursos Tecnológicos
Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal