CLI – Corredor Logística e Infraestrutura recebe os primeiros caminhões a gás para transporte de grãos no Brasil

Nesse mês, a CLI Norte recebeu o primeiro carregamento de soja transportado em caminhões movidos a Gás Natural Liquefeito (GNL), ação que reduz em 25% a emissão de dióxido de carbono (CO2) no trajeto. A previsão é de que até a conclusão do programa inédito, daqui a dois anos, a CLI eleve um milhão de toneladas de grãos deslocadas em veículos GNL.

Essa ação pioneira é resultado da parceria da CLI com a Virtu GNL e a Scania do Brasil, fabricante exclusiva dos caminhões, e dos clientes que contratam os caminhões a gás para o transporte de grãos dos produtores do Matopiba –corredor que conecta as regiões produtoras do Maranhão, Tocantins, Piauí e noroeste da Bahia – e que a CLI Norte conecta aos mercados globais.

“A CLI – Corredor Logística e Infraestrutura é o primeiro terminal portuário do Brasil a receber caminhões a gás com carga de grãos, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e com a transformação do setor portuário”, comemora o diretor da CLI Norte, Marcos Pepe Bertoni.

Atualmente, a CLI é um dos quatro operadores do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), localizado no Porto de Itaqui, MA, e transporta soja, milho e farelo se soja. Como destaca Bertoni, “estamos orgulhosos dessa parceria com a Virtu GNL e nossos clientes para juntos descarbonizarmos o transporte rodoviário do agronegócio”.

O novo modelo de caminhão 460 CV 6×2 promete uma redução de até 25% nas emissões de CO2, quando comparado aos veículos movidos a óleo diesel. Além disso, a autonomia dos caminhões é um grande diferencial: com um tanque de GNL, eles podem percorrer até 1.200 quilômetros, uma eficiência superior ao Gás Natural Veicular (GNV), que oferece, em média, 300 quilômetros de alcance. O GNL é produzido através do resfriamento do gás natural a -160º C, permitindo maior armazenamento e eficiência no transporte.

Denise Batista, gerente das áreas de Relações com Investidores e ESG da CLI, reforça a necessidade de colaboração entre os vários setores nessa jornada: “para atingirmos nossas metas de descarbonização, não basta a atuação direta da CLI. Esse é um esforço coletivo que envolve nossos colaboradores, clientes e fornecedores. Estamos trabalhando na conscientização e articulação com todos os membros da nossa cadeia de atuação, de forma a garantir que as práticas sustentáveis sejam multiplicadas e tragam resultados mais amplos. Esse trabalho conjunto é essencial para maximizar o impacto positivo que queremos gerar”.

Agenda ESG

A CLI – Corredor Logística e Infraestrutura – está implementando um Plano de Descarbonização para suas operações no Porto de Santos, SP, Porto de Itaqui, MA, e escritório em São Paulo, na capital. A companhia está no processo de submissão ao Science Based Targets initiative (SBTi) e irá se comprometer como uma companhia net zero para os escopos 1, 2 e 3. As metas incluem redução de 59% para os três escopos até 2034 e de 90% até 2040 para escopos 1 e 2 e até 2050 para escopo 3. Entre as ações estão o uso de energia 100% limpa e renovável e eletrificação de equipamentos. Além da descarbonização, a CLI reforça seu compromisso com ESG, sendo signatária do Manifesto ESG da Autoridade Portuária de Santos e membro da Aliança Brasileira para Descarbonização dos Portos. A empresa também participa do Pacto Global da ONU, tem certificações ambientais e sociais e apoia o Programa Na Mão Certa, da Childhood Brasil.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Transporte de carga
Implementar sistemas de rastreamento e treinar equipes pode trazer segurança contra o roubo de cargas
Implementar sistemas de rastreamento e treinar equipes pode trazer segurança contra o roubo de cargas
Riscos climáticos ameaçam logística e transporte no Brasil, aponta CNT
Riscos climáticos ameaçam logística e transporte no Brasil, aponta CNT
Tragetta
Grupo Femsa lança Tragetta como nova marca de transporte de carga fracionada no Brasil
Estratégia inédita de exportador madeireiro de SC encurta em 45 dias o tempo de transporte de carga para os EUA
APVS Truck recebe jovens empresários e reforça parceria para fortalecer a proteção veicular no setor de transporte de cargas
Calor extremo exige atenção redobrada no transporte de carga

As mais lidas

01

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

02

Inteligência Artificial promete reduzir até 70% dos riscos nas estradas, mostra Alper Seguros
Inteligência Artificial promete reduzir até 70% dos riscos nas estradas, mostra Alper Seguros

03

Grupo Elfa inaugura Centro de Distribuição e amplia operação Dental no Sudeste
Grupo Elfa inaugura Centro de Distribuição e amplia operação Dental no Sudeste