A Cipatex ®, fabricante de revestimentos sintéticos, concluiu a ampliação de seu centro de distribuição localizado em Cerquilho, no interior de São Paulo. Com investimento de R$ 8 milhões, o CD recebeu 2 mil metros quadrados adicionais, passando de 9 mil para 11 mil metros quadrados, o que representa um crescimento de 22% na área destinada às operações logísticas e de armazenagem.
Com a expansão física, a capacidade de estocagem de produtos acabados aumentou de 5 mil para 6 mil toneladas, volume equivalente a aproximadamente dois meses e meio de produção da companhia. Além disso, a estrutura passou a contar com mais duas docas de carregamento, totalizando nove em operação, e incorporou 20 empilhadeiras elétricas às atividades internas.

De acordo com Rafael Pilon, diretor comercial e marketing da Cipatex ®, a ampliação acompanha a evolução do portfólio e da base de clientes da empresa. “O investimento atende à necessidade de acompanhar o aumento do mix de produtos do nosso portfólio e a conquista de novos clientes, incluindo da indústria farmacêutica, o que exige um processo logístico ainda mais ágil”, afirma.
Entre os avanços tecnológicos implementados no centro de distribuição, destaca-se a adoção de uma nova geração de coletores de dados com sistema Android, integrada à atualização do sistema WMS. Segundo Aparecido Vieira, gerente de logística da Cipatex®, a leitura dos produtos por QR Code passou a ser realizada em metade do tempo, o que acelera as etapas de separação, conferência e movimentação interna. “A leitura dos produtos por QR Code agora é feita em metade do tempo, o que torna as etapas de separação, conferência e movimentação ainda mais rápidas”, afirma.
Além disso, o CD dispõe de um sistema de controle de fretes e entregas (TMS) e implementou recentemente um software de comércio exterior, com o objetivo de facilitar a gestão das exportações e da operação logística internacional da empresa.
Sustentabilidade na operação logística
Com 12 metros de altura, o centro de distribuição foi projetado com foco em sustentabilidade e eficiência energética. O espaço conta com melhor aproveitamento da luz natural e iluminação 100% LED, proporcionando economia estimada de 80% no consumo de energia. Todas as empilhadeiras utilizadas nas instalações são elétricas, o que elimina emissões de poluentes e reduz ruídos durante a operação.
O projeto também inclui o uso de mantas impermeabilizantes em áreas estratégicas, evitando que resíduos líquidos atinjam o lençol freático, além de área de preservação ambiental. Todo o volume de água utilizado nas operações passa por tratamento integral, reforçando o cuidado ambiental da estrutura logística.









