China e América Latina: Connect Global 2025 destaca Brasil como novo hub logístico estratégico

Reunindo executivos do Brasil, Argentina, Peru e China, o Connect Global 2025, ação organizada pelo Grupo IBL, em parceria com a JCtrans — uma das maiores plataformas mundiais de freight forwarding, aconteceu na última sexta-feira (25), na sede da IBL, em Guarulhos, tendo como foco os caminhos do comércio internacional e os desafios da logística entre continentes.

Sob o tema “Brasil-China: Challenges and Opportunities”, especialistas debateram as principais tendências do setor e destacaram o papel estratégico do Brasil como elo de conexão entre a Ásia e a América Latina.

A ocasião contou com a presença de 20 agentes de cargas chineses, que participaram ativamente dos painéis e sessões de networking, promovendo trocas de experiências e novas conexões. Entre os temas abordados, destacaram-se o cenário atual com políticas comerciais mais rígidas e a intensificação da agenda “America First”, que impõe desafios a empresas de diversos setores – mas também abre uma janela de oportunidades para o Brasil.

Diante desse contexto, o Grupo IBL – referência em logística integrada, com forte presença internacional por meio da IBL World – aposta no protagonismo do país como plataforma de distribuição estratégica para a América Latina e para o mundo.

“A movimentação geopolítica tem despertado o interesse de empresas estrangeiras em expandir suas operações para o Brasil. Somente nas últimas duas semanas, fomos procurados por diversos clientes interessados em deslocar estoques e finalizar suas produções aqui. Já recebemos consultas de empresas chinesas interessadas em abrir fábricas em Manaus, com o objetivo de nacionalizar os produtos e exportá-los como brasileiros para os Estados Unidos”, destacou o diretor de Internacional da IBL World, Fernando Balbino.
A reorganização das rotas globais levou a IBL World a ser procurada por empresas chinesas interessadas em utilizar o Brasil como um hub logístico de armazenamento, distribuição e reexportação de produtos.

Com sede em São Paulo e presença em mais de 190 países, a IBL World oferece soluções completas door to door, com destaque para os segmentos farmacêutico, eletrônico e alimentício. São cinco bases operacionais internacionais que oferecem serviços como breakbulk, Ro-Ro, containers FCL e LCL, consolidando a estrutura do grupo como referência em personalização logística.

A conexão internacional da companhia vem sendo fortalecida por meio do próprio Connect Global, promovido pela IBL com o apoio de parceiros globais. Nesta edição, em especial, representantes da China, Estados Unidos e Peru tiveram a oportunidade de conhecer de perto a estrutura e os diferenciais do grupo.

Durante o evento, Amanda D’Avilla, representante da Câmara Brasil-China e integrante da Câmara Internacional de Negócios, ressaltou a importância da iniciativa. “Grande parte dos negócios depende de uma logística eficiente. A China é um parceiro com um volume imenso de exportações ao Brasil, e estruturar essas conexões com parceiros confiáveis é essencial. Esses encontros proporcionam uma conexão mais próxima e segura”. Ainda segundo ela, o cenário atual também pode beneficiar os empresários brasileiros: “A percepção é que teremos muitas oportunidades. Se há bloqueios em pontos estratégicos da cadeia, o Brasil pode se posicionar como solução, atraindo novos negócios e fortalecendo diversos setores”, reforça.

“Hoje temos em nossas mãos a chance de ocupar um espaço que antes era impensável. Estamos prontos para liderar esse movimento, posicionando o Brasil como um ator estratégico nas cadeias de abastecimento mundiais”, diz Balbino. “Nós tivemos a oportunidade de mostrar para eles a nossa estrutura e as oportunidades que temos no mercado. O relacionamento entre Brasil e China vem crescendo significativamente, e a IBL se coloca como um player estratégico para eles aqui – e eles, para nós, lá na China também”, conclui.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Evento
ANTT promoverá, em 12/12, webinar sobre transporte multimodal
ANTT promoverá, em 12/12, webinar sobre transporte multimodal
NTC&Logística realizará o primeiro evento carbono neutro do transporte rodoviário de cargas no Brasil
NTC&Logística realizará o primeiro evento carbono neutro do transporte rodoviário de cargas no Brasil
Instituto Besc realiza o PAINEL 2025 e discute o futuro da infraestrutura logística e energética no Brasil
Instituto Besc realiza o PAINEL 2025 e discute o futuro da infraestrutura logística e energética no Brasil
Como a Inteligência Artificial generativa está redefinindo a eficiência na cadeia de suprimentos Logística Black Friday e Natal
IA generativa e o futuro do supply chain são tema de evento do CSCMP RoundTable Brasil no Insper
Corredor Bioceânico é tema central do ExpoCIST 2026 em Campinas
Corredor Bioceânico é tema central do ExpoCIST 2026 em Campinas
Platform Science promove evento Move Cargo em São Paulo com participação de Petrobrás, BRF e Veloce
Platform Science promove evento Move Cargo em São Paulo com participação de Petrobrás, BRF e Veloce

As mais lidas

01

ABRADIMEX responde por 75% da distribuição de medicamentos de alto custo

02

Arrendamento do Porto de Itajaí avança com aprovação final dos estudos
Arrendamento do Porto de Itajaí avança com aprovação final dos estudos

03

Grupo Hindiana e Neogrid
Grupo Hindiana avança na aquisição da Neogrid