CEO da Softrack cita 3 tendências para intralogística em 2025

A intralogística, a parte responsável pela organização e movimentação eficiente de materiais dentro de armazéns e centros de distribuição, está em constante transformação. Em 2025, o setor será fortemente impactado por soluções inovadoras para impulsionar a eficiência, a produtividade e a sustentabilidade nas operações. Considerando este novo cenário, o CEO da Softrack, Menotti Franceschini, destaca as principais tendências que irão moldar a área este ano.

1.      Inovação e Novas tecnologias

A inovação para melhorar processos com escala e segurança é o grande destaque. Novas tecnologias e/ou casos de uso (quando se aplica uma tecnologia para resolver um problema real), como Inteligência Artificial (IA), Internet das coisas (IoT) e Blockchain, estão remodelando as operações de intralogística. Inclusive, a convergência da IA com a IoT, conhecida como AIoT (Artificial Inteliggence + IoT) permite a automação inteligente de tarefas, otimização de rotas e gestão precisa de estoques.

2.      ESG

A busca por operações mais sustentáveis e seguras é uma prioridade. Segundo a última pesquisa do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, máquinas e equipamentos são os principais causadores de acidentes de trabalho no Brasil. Somente este grupo corresponde a 734.786 ocorrências no período de 2012 e 2021 – uma média de 200 acidentes por dia. A adoção de processos, treinamentos e, principalmente, novas tecnologias é a solução para ajudar nesse grande desafio.

3.      Eficiência operacional

Com o crescimento do e-commerce e a demanda por entregas cada vez mais rápidas, a otimização de processos é fundamental. A intralogística precisa ser ágil e eficiente para garantir a fluidez da cadeia de suprimentos.  

Desafios no mercado

Franceschini aponta que o principal desafio no mercado é conseguir mostrar o ganho de cada solução para casos de uso reais e, principalmente, sair do ciclo de projetos de 6 a 12 meses para depois começar a trazer esses ganhos. “As empresas estão buscando soluções com alto retorno real do investimento (ROI), com implementação ágil e resultados em poucas semanas”, afirma. Outro obstáculo é a baixa adesão a tecnologias, como a telemetria na gestão de frotas. “No Brasil, apenas 8% das empilhadeiras, por exemplo, utilizam algum tipo de tecnologia de telemetria, enquanto nos EUA esse número ultrapassa 60%”, compara o CEO.

Tecnologia própria Softrack

Um modelo de sistema de telemetria próprio, de software e hardware, composto por soluções que utilizam tecnologias de ponta e um painel eletrônico instalado diretamente no equipamento para a movimentação interna de materiais, é o da Softrack. O sistema captura os dados da máquina e fornece, de forma clara e objetiva, as mais diversas informações a respeito da frota, através de algoritmos em cima dos dados coletados, auxiliando o cliente a otimizar sua parte de custos logísticos, já que com a tecnologia, ele pode obter de 20 a 40% de redução nos custos de manutenção dos equipamentos, e ganhos de performance na frota entre 20 a 25%. Já no quesito segurança, a solução reduz em até 98% a probabilidade de acidentes”, finaliza.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Tendências
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
KPMG aponta 10 tendências para o setor de infraestrutura e transporte em 2025
KPMG aponta 10 tendências para o setor de infraestrutura e transporte
State of Logistics 2025 aponta incertezas na cadeia de suprimentos e nos custos logísticos dos EUA
State of Logistics 2025 aponta incertezas na cadeia de suprimentos e nos custos logísticos dos EUA
Digitalização e flexibilidade nas operações são algumas das tendências logísticas para os próximos anos, afirma especialista
Digitalização e flexibilidade nas operações são algumas das tendências logísticas para os próximos anos, afirma André Pimenta
Brasil bate recorde de vendas e importações de carros elétricos

As mais lidas

01

ABRADIMEX responde por 75% da distribuição de medicamentos de alto custo

02

Arrendamento do Porto de Itajaí avança com aprovação final dos estudos
Arrendamento do Porto de Itajaí avança com aprovação final dos estudos

03

Grupo Hindiana e Neogrid
Grupo Hindiana avança na aquisição da Neogrid