O Grupo Casas Bahia atingiu 90% de precisão no reabastecimento de centros de distribuição e pontos de venda em todo o país, fortalecendo sua eficiência logística com o uso da tecnologia DRP (Distribution Requirements Planning) desenvolvida pela Neogrid. A solução realiza a previsão de demandas por meio de algoritmos, equilibrando estoques e evitando falta ou excesso de produtos nas lojas.
Com mais de mil unidades espalhadas por 22 estados brasileiros, a rede varejista utiliza a solução desde 2014, mas registrou avanços expressivos no ciclo mais recente validado, entre 2022 e 2024. O DRP consolidou um fluxo de reposição mais automatizado e padronizado, essencial para atender a complexidade operacional de uma das maiores redes do varejo nacional.
A implementação da tecnologia teve como objetivo aumentar a agilidade, a exatidão e a aderência às regras de negócio, mesmo em cenários de variação de demanda. “Nós precisávamos de um sistema que nos permitisse monitorar a rotina de abastecimento com precisão”, afirma Valdilene Vidal, gestora de Supply Chain no Grupo Casas Bahia. “A partir da ajuda da Neogrid, conseguimos elevar a eficiência e ter um controle muito maior apesar da complexidade do nosso cenário e com o diferencial de desenvolver uma solução totalmente personalizada.”

Melhoria na efetividade da operação logística
Entre os resultados alcançados pela rede no período de 2022 a 2024, estão: redução de indisponibilidade e perdas por falta de estoque; aumento do giro de produtos com maior assertividade; ganhos operacionais com redução de custos logísticos; e tomadas de decisão mais rápidas e confiáveis no processo de reabastecimento.
Para Dionaldo Passos, diretor da unidade de negócio de Supply Chain da Neogrid, a aplicação do DRP na Casas Bahia demonstra o impacto da tecnologia na gestão da cadeia de abastecimento. “É um exemplo claro de como combinamos tecnologia e trabalho em conjunto para transformar a cadeia de abastecimento em uma operação automatizada, responsiva e alinhada ao comportamento real do consumidor. Com jornadas personalizáveis e decisões mais ágeis, asseguramos disponibilidade de produtos, menos rupturas e ganhos de eficiência para o varejo e a indústria”, destaca o executivo.









