O Grupo Cargolift anunciou um investimento de R$ 35 milhões destinado à modernização logística e à ampliação de seus hubs logísticos em São José dos Pinhais (PR). Do total, R$ 25 milhões foram aplicados na construção de um novo armazém padrão AAA, inaugurado no dia 31 de outubro, enquanto R$ 10 milhões foram destinados à reforma e ampliação das instalações administrativas. O investimento acompanha o crescimento consistente da companhia, que registrou receita bruta de R$ 626,2 milhões nos últimos 12 meses (entre setembro de 2024 e agosto de 2025) — um aumento de 27% em relação ao mesmo período anterior.
Segundo Markenson Marques, CEO e presidente da Cargolift, a iniciativa faz parte do plano estratégico de crescimento e inovação da empresa. “Esse investimento nasceu da necessidade de modernizar a infraestrutura e acompanhar o crescimento projetado da empresa para os próximos ciclos logísticos. Estamos nos antecipando às tendências e garantindo que a Cargolift esteja pronta para atender novos contratos e demandas com excelência”, afirmou.

Os hubs logísticos da Cargolift estão localizados em pontos estratégicos, o que permite acesso rápido a cidades do Paraná e a regiões do Sudeste e Sul do país, além de conexões logísticas com o Porto de Paranaguá. As unidades funcionam como centros de consolidação, armazenagem e redistribuição de cargas, contribuindo para a redução de prazos de entrega e a otimização de rotas.
Modernização e sustentabilidade nos hubs logísticos
O hub de São José dos Pinhais passou por uma modernização completa, ampliando sua estrutura de 900 m² e 600 m² de área de crossdocking para um armazém padrão AAA com 2.000 m² de área útil, duas docas e cinco portas para carregamento. A instalação é considerada de alto padrão construtivo, com tecnologia avançada, localização estratégica e foco em sustentabilidade e segurança operacional.
Entre as melhorias implementadas estão a modernização dos sistemas de climatização e a adoção de tecnologias de automação de processos logísticos, incluindo Sistema WMS, coletores de última geração, inteligência de carga, rastreabilidade em tempo real e automação no processamento de documentos. Essas mudanças têm como objetivo aumentar a eficiência e a performance operacional.
A Cargolift também incorporou soluções sustentáveis na infraestrutura do pátio e nas áreas administrativas, como o uso de iluminação LED, reuso de água e painéis solares. O resultado foi um aumento de até 300% na capacidade de armazenagem, aliado à prospecção de contratos que valorizam qualidade, segurança e tecnologia, com ganhos em produtividade e eficiência energética sustentável.
Planos futuros e nova sede administrativa
Além da modernização dos hubs, a Cargolift prevê, para 2027, a construção de seu novo head office na Cidade Industrial de Curitiba (PR). O investimento, estimado em R$ 18 milhões, reunirá todas as áreas administrativas e de governança, incluindo a Control Tower, operada por Inteligência Artificial, em um ambiente moderno, colaborativo e orientado à inovação e às práticas ESG.
De acordo com Markenson Marques, esses avanços fortalecem a capacidade de expansão da empresa e criam bases sólidas para a diversificação de receitas e absorção de novas demandas sem comprometer a qualidade dos serviços. “A Cargolift nasceu em 1994 com a visão de consolidar-se como Operador Logístico e este é mais um passo neste patamar após 31 anos de atividades. Esses investimentos em infraestrutura buscam reforçar a nossa competitividade com ativos mais modernos, sustentáveis e preparados para a multicanalidade”, destacou.








