A Cargill, uma das maiores empresas globais de alimentos e agronegócio, realizou uma operação inédita de transporte fluvial na região Norte do Brasil. No dia 5 de julho de 2025, a companhia movimentou 110,971 mil toneladas de milho, em um único deslocamento, entre os terminais de Miritituba e Santarém, no Pará.
Para a operação, a empresa utilizou um comboio com 36 barcaças, empurradas por uma embarcação de alta capacidade, equipada com 6.400 HP de potência. O volume transportado representa um marco para a logística de grãos na região, consolidando a importância da rota fluvial do rio Tapajós para o escoamento da produção agrícola brasileira.

Transporte fluvial no agronegócio
A ação foi considerada pela empresa um teste bem-sucedido, com foco em ganhos de eficiência no transporte de commodities como milho e soja. Segundo a Cargill, investir na evolução dos processos logísticos é essencial não apenas para atender fornecedores, clientes e parceiros, mas também para fortalecer a competitividade do agronegócio brasileiro e garantir avanços em segurança alimentar.
A rota fluvial utilizada é uma das principais alternativas para o transporte de grãos produzidos em estados como Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul. Os carregamentos seguem até o Terminal Fluvial de Granéis Sólidos de Santarém, administrado pela Cargill desde 2003.
Expansão logística em Santarém
O terminal passou por uma ampliação concluída em 2018, que aumentou sua capacidade de embarque anual para 4,9 milhões de toneladas. Desde então, a estrutura vem desempenhando papel estratégico para o escoamento da produção nacional de grãos, principalmente no contexto da crescente demanda internacional.
A operação de julho reforça o uso do transporte fluvial como alternativa logística eficiente para o agronegócio, reduzindo custos operacionais e aproveitando a vocação natural dos rios da região amazônica para movimentação de grandes volumes de carga.








