Cargill realiza transporte fluvial de 110 mil toneladas de milho entre Miritituba e Santarém

A Cargill, uma das maiores empresas globais de alimentos e agronegócio, realizou uma operação inédita de transporte fluvial na região Norte do Brasil. No dia 5 de julho de 2025, a companhia movimentou 110,971 mil toneladas de milho, em um único deslocamento, entre os terminais de Miritituba e Santarém, no Pará.

Para a operação, a empresa utilizou um comboio com 36 barcaças, empurradas por uma embarcação de alta capacidade, equipada com 6.400 HP de potência. O volume transportado representa um marco para a logística de grãos na região, consolidando a importância da rota fluvial do rio Tapajós para o escoamento da produção agrícola brasileira.

Cargill realiza transporte fluvial de 110 mil toneladas de milho entre Miritituba e Santarém

Transporte fluvial no agronegócio

A ação foi considerada pela empresa um teste bem-sucedido, com foco em ganhos de eficiência no transporte de commodities como milho e soja. Segundo a Cargill, investir na evolução dos processos logísticos é essencial não apenas para atender fornecedores, clientes e parceiros, mas também para fortalecer a competitividade do agronegócio brasileiro e garantir avanços em segurança alimentar.

A rota fluvial utilizada é uma das principais alternativas para o transporte de grãos produzidos em estados como Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul. Os carregamentos seguem até o Terminal Fluvial de Granéis Sólidos de Santarém, administrado pela Cargill desde 2003.

Expansão logística em Santarém

O terminal passou por uma ampliação concluída em 2018, que aumentou sua capacidade de embarque anual para 4,9 milhões de toneladas. Desde então, a estrutura vem desempenhando papel estratégico para o escoamento da produção nacional de grãos, principalmente no contexto da crescente demanda internacional.

A operação de julho reforça o uso do transporte fluvial como alternativa logística eficiente para o agronegócio, reduzindo custos operacionais e aproveitando a vocação natural dos rios da região amazônica para movimentação de grandes volumes de carga.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Transporte fluvial
Terminal da Atem em Belém sedia operação inédita de logística fluvial na América do Sul
Terminal da Atem em Belém sedia operação inédita de logística fluvial na América do Sul
Atuando no transporte de combustíveis e derivados de petróleo em toda a região amazônica, Navegação Cunha projeta faturamento de R$80 milhões em 2025
Seca no Amazonas: Norcoast disponibiliza balsa dedicada à BRF para transporte de mais de 10 mil toneladas de produtos perecíveis
Vazante 2024: Grupo Atem inicia operações especiais em Itacoatiara
Super Terminais lança Operação Itacoatiara para enfrentar previsão de seca histórica e garantir escoamento industrial

As mais lidas

01

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

02

Demanda global por transporte aéreo de carga cresce 2,2% em maio, segundo IATA
Demanda global de carga aérea cresce 4,1% em outubro e marca oito meses de alta

03

Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg
Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg