A cidade de Campo Grande deu um passo importante na modernização de sua logística urbana com a entrega dos primeiros caminhões movidos a gás natural para a coleta de resíduos sólidos. Os modelos Scania G 280 XT 4×2, entregues pela concessionária P. B. Lopes à empresa Solurb, operadora do serviço de limpeza urbana local, representam uma alternativa mais limpa ao uso de diesel.
A entrega ocorreu na última sexta-feira (11), na sede da Casa Scania P. B. Lopes. Durante a cerimônia, a prefeita Adriane Lopes afirmou: “A transição em Campo Grande começou. Estamos iniciando um novo projeto de sustentabilidade para nossa capital”.

Segundo Elcio Terra, superintendente da Solurb, a cidade se torna a terceira do Brasil a adotar caminhões a gás para a coleta urbana de resíduos, contribuindo com a redução das emissões de gases de efeito estufa e impulsionando soluções de transporte mais sustentáveis.
Tecnologia a gás natural e perspectivas para o biometano
Os caminhões reduzem significativamente as emissões, promovendo uma transição em direção ao uso do biometano, combustível renovável que poderá ser produzido no próprio aterro operado pela Solurb. A presidente da MS Gás, Cristiane Schmidt, destacou que o plano de descarbonização da cidade prevê a neutralização do carbono até 2030, com o biometano sendo um próximo passo estratégico.
Segundo Daniel Bandeira, gerente de Vendas de Soluções de Transporte da Scania, mais de 1.500 unidades de caminhões a gás já foram negociadas no país desde 2019, sendo 150 delas destinadas à coleta de resíduos. “O Estado do Mato Grosso do Sul tem um enorme potencial de veículos a gás”, comentou.
Apoio técnico da Scania e da P. B. Lopes na customização
Durante o processo de compra, a equipe técnica da concessionária P. B. Lopes foi decisiva na customização dos modelos para atender às particularidades do contrato de coleta urbana. Elcio Terra ressaltou a importância do suporte técnico e da confiança na tecnologia de gás natural veicular (GNV) oferecida pela fabricante.
Expansão do transporte sustentável em Campo Grande
Além dos caminhões, está em fase de testes um ônibus urbano movido a gás, também fornecido pela Scania. O veículo ficará 30 dias em operação na cidade, como parte da avaliação para ampliação da frota sustentável do transporte público municipal.
A iniciativa marca um avanço na política pública ambiental de Campo Grande, com benefícios diretos à saúde, qualidade do ar e alinhamento às metas de neutralidade de carbono.
Características do Scania G 280 XT
O modelo G 280 XT 4×2 é equipado com motor Euro 6 de 9 litros e pode ser abastecido com gás natural comprimido ou biometano. A cabine G foi adaptada para quatro ocupantes, incluindo três coletores. O torque de 1.350 Nm e o PBTC de 40 toneladas tornam o caminhão adequado para operações urbanas de coleta.
A autonomia é garantida por oito cilindros que armazenam até 230 m³ de gás. O modelo traz ainda a caixa automatizada Opticruise G25CM, a mesma dos pesados Scania Super, proporcionando trocas rápidas e operação mais eficiente.
Além da cabine G com pacote XT off-road, o veículo conta com motores Ciclo Otto – não convertidos do diesel – que entregam desempenho comparável ao tradicional, com menor ruído e maior confiabilidade.









