Calor extremo exige atenção redobrada no transporte de carga

O Brasil vem enfrentando, nas últimas semanas, uma onda de calor que tem feito com que as temperaturas em diversas regiões ultrapassem diariamente – e facilmente – os 30ºC. Com o verão ainda longe de acabar e o histórico de 2024, que de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) foi o mais quente dos últimos 64 anos, é preciso que os operadores logísticos redobrar as atenções no transporte de cargas que podem ser avariadas com variações bruscas de temperatura. 

A Temp Log, única operadora logística de cadeia fria no Brasil especializada em produtos para a medicina estética e que atua essencialmente com produtos voltados para a saúde humana, destaca que a qualidade do serviço de logística, nesses momentos em que o ambiente passa por picos extremos de temperatura – seja frio ou calor -, pode ser determinante até mesmo para o bem-estar das pessoas. A empresa, que fica no sudeste e atende clientes de todo o país, conta que muitas vezes é preciso garantir a manutenção de uma temperatura constante da carga em grandes trajetos, como de São Paulo ao Amazonas, por exemplo. 

“Muitos medicamentos e produtos de saúde são termossensíveis e precisam dessa atenção ao longo de todo o processo logístico, seja no armazenamento, no fracionamento ou no transporte. Para isso, precisamos de soluções modernas de controle, manuseio cuidadoso e entregas rápidas, não importa o destino”, conta Ricardo Canteras, diretor Comercial e de Tecnologia da Temp Log. 

Para a empresa, a prioridade número um é assegurar que esses produtos de alta necessidade cheguem com qualidade aos consumidores. Alguns dos principais aliados nesse sentido são as embalagens e os veículos com isolamento térmico, que são projetados para controlar e manter as condições de temperatura. São utilizados também os veículos refrigerados, normalmente na última milha. 

Mas, complementa o executivo, nenhuma dessas medidas será 100% eficaz sem um mapeamento térmico eficiente e frequente, que vá mostrar ao operador logístico quais são as áreas mais críticas da rota. 

“A partir desse mapeamento podemos saber com mais exatidão quais equipamentos e soluções são necessários para que aquela entrega ocorra da melhor forma. Claro que em alguns momentos a mudança de clima é repentina, mas se o mapeamento já estiver feito, todas as análises concluídas, já temos uma visão melhor de quais áreas são mais complexas e podemos adaptar nosso processo com muito mais rapidez. Ou seja, podemos prestar o serviço com qualidade, agilidade e segurança”, complementa Canteras. 

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Transporte de carga
Implementar sistemas de rastreamento e treinar equipes pode trazer segurança contra o roubo de cargas
Implementar sistemas de rastreamento e treinar equipes pode trazer segurança contra o roubo de cargas
Riscos climáticos ameaçam logística e transporte no Brasil, aponta CNT
Riscos climáticos ameaçam logística e transporte no Brasil, aponta CNT
Tragetta
Grupo Femsa lança Tragetta como nova marca de transporte de carga fracionada no Brasil
Estratégia inédita de exportador madeireiro de SC encurta em 45 dias o tempo de transporte de carga para os EUA
APVS Truck recebe jovens empresários e reforça parceria para fortalecer a proteção veicular no setor de transporte de cargas
CLI – Corredor Logística e Infraestrutura recebe os primeiros caminhões a gás para transporte de grãos no Brasil

As mais lidas

01

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

02

Inteligência Artificial promete reduzir até 70% dos riscos nas estradas, mostra Alper Seguros
Inteligência Artificial promete reduzir até 70% dos riscos nas estradas, mostra Alper Seguros

03

Grupo Elfa inaugura Centro de Distribuição e amplia operação Dental no Sudeste
Grupo Elfa inaugura Centro de Distribuição e amplia operação Dental no Sudeste