Maior navio automotivo do mundo traz 7 mil veículos elétricos da BYD ao Brasil antes de alta do imposto

O maior navio automotivo do mundo, o BYD Shenzhen, está a caminho do Porto de Itajaí (SC) com 7 mil veículos elétricos da montadora chinesa BYD. A embarcação partiu no final de abril do porto de Taicang, na província de Jiangsu, e deve chegar ao Brasil até o final de maio.

A chegada ocorre em um momento estratégico, pois novas alíquotas do Imposto de Importação para veículos eletrificados entram em vigor em julho. Para modelos 100% elétricos (BEV), a taxa subirá para 25%, atingindo 35% em julho de 2026, igualando-se aos modelos a combustão. Híbridos leves (MHEV) e plenos (HEV) passarão a ser taxados em 30%, enquanto híbridos plug-in (PHEV) terão tarifa de 28%. O setor já pressiona o governo por uma revisão nas regras.

Maior navio automotivo do mundo traz 7 mil veículos elétricos da BYD ao Brasil antes de alta do imposto

Navio BYD Shenzhen inaugura rota com escala no Brasil

O BYD Shenzhen encerra sua viagem inaugural com essa escala em território brasileiro. Construído pelo China Merchants Group, o navio tem 219,9 metros de comprimento, 37,7 metros de largura e pode transportar até 9.200 veículos distribuídos em 16 conveses. Ele conta com sistema de propulsão dual – que utiliza gás natural liquefeito (GNL) e combustível convencional – e atinge velocidade de até 18,5 nós (aproximadamente 34 km/h).

O cargueiro foi oficialmente entregue à BYD em 22 de abril de 2025. É o quarto modelo roll-on/roll-off (RoRo) da empresa, que já possui os navios Explorer No.1, Changzhou e Hefei. A frota será ampliada com a chegada das embarcações Changsha e Xi’an.

BYD fortalece operação logística com foco na América Latina

O envio do BYD Shenzhen ao Brasil integra a estratégia de internacionalização da empresa chinesa, que tem expandido suas atividades no país desde 2024. A BYD foi líder de crescimento no mercado brasileiro de eletrificados em 2024, com destaque para os modelos Song Pro e Dolphin Mini.

No primeiro trimestre de 2025, a empresa exportou mais de 25 mil veículos com sua frota marítima própria, contribuindo para o total de 206 mil unidades vendidas globalmente no período.

A ampliação da frota busca reduzir custos logísticos e aumentar a agilidade na distribuição, especialmente frente às incertezas regulatórias no mercado de veículos elétricos no Brasil. A escolha pelo Porto de Itajaí como destino do maior navio automotivo do mundo reforça a importância estratégica do Brasil para a expansão regional da BYD.

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