A Bravo Serviços Logísticos, considerada referência no atendimento logístico de armazenamento e distribuição de insumos para o mercado agrícola, vem inovando o setor com seu novo serviço de entrega fracionada, o Fast Delivery. Criado em 2022, o projeto tem como objetivo agilizar as operações logísticas, entregando insumos aos produtores rurais em 24h a 48h.
Para atingir essa meta, a Bravo realizou uma série de ações de estruturação, incluindo o redimensionamento e redesenho da frota, com veículos menores, para garantir flexibilidade e agilidade nas entregas, e a criação de pontos de apoio para redistribuição de cargas. Além disso, a empresa aperfeiçoou e desenvolveu tecnologias exclusivas, voltadas para essa operação, tais como APP’s de suporte aos motoristas para auxiliar na localização do destino, que é obtido através da latitude e longitude do cliente final, e roteirização com sequenciamento com as mesmas medidas.
Segundo Jonathan Delpino, gerente comercial e especialista em logística para o agro, “hoje, apesar desse modelo de entregas em 24h a 48h ser comum para bens de consumo, para o agro, que precisa enfrentar os desafios de estradas não pavimentadas e de longas distâncias, inovar nesse nível é algo que traz um grande diferencial para o cliente final, agregando valor para as empresas que podem oferecer esse serviço em suas vendas e trazendo um enorme orgulho para a Bravo, que é pioneira neste projeto”.
O modelo atende consumidores finais, a partir das indústrias ou revendas que possuem estoque na Bravo, facilitando o acesso aos produtos, como em períodos de repique ou em aplicações de insumos em pequenas áreas, onde o produtor precisa apenas de uma pequena quantidade do produto de forma rápida para resolver seu problema. “O projeto quer ampliar a acessibilidade do produtor aos insumos e garantir que a indústrias e revendas possam atendê-lo com maior rapidez. Ter esse serviço é importante para garantir a aplicação emergencial e, consequentemente, uma maior produtividade”, diz.
Mercado O sucesso do Fast Delivery fez a Bravo verificar que é possível avançar muito nesse modelo. O potencial de mercado para esse tipo de negócio é muito grande, visto que pode ser oferecido tanto para indústrias, quanto para revendas que desejam ter um operador logístico.