O mercado brasileiro de veículos elétricos ultrapassou, em julho de 2025, a marca de 503.654 unidades vendidas desde o início da série histórica da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), iniciada em 2012. O número simboliza uma evolução significativa, já que naquele ano foram comercializadas apenas 117 unidades, enquanto pouco mais de uma década depois o país supera o meio milhão de veículos leves eletrificados — entre BEV, PHEV, HEV e HEV Flex — em circulação.
O destaque do mês ficou para os veículos 100% elétricos (BEV), que atingiram 7.010 unidades comercializadas, o maior volume mensal desde o início do levantamento. O recorde anterior havia sido registrado em maio, com 6.969 unidades. Em apenas dois meses, o mercado voltou a superar seus próprios números, evidenciando o avanço da eletromobilidade e o interesse crescente do consumidor por soluções de transporte de baixo carbono.

O segmento de ônibus elétricos também registrou um feito histórico. Foram 160 unidades vendidas em julho, um crescimento de 1.130,8% em relação ao mesmo mês de 2024, quando apenas 13 foram comercializadas. Frente a junho de 2025, a alta foi de 370,6%, consolidando o melhor resultado mensal já registrado no país para esse tipo de veículo.
Em julho, as vendas de veículos leves eletrificados chegaram a 19.016 unidades, representando 8,27% do total de 229.948 veículos leves comercializados no mês, segundo a Fenabrave. O grupo dos elétricos plug-in (PHEV e BEV) respondeu por 82,3% desse total, com 15.654 unidades. Entre eles, os PHEV lideraram com 8.644 unidades (55,2% do segmento), enquanto os BEV responderam por 44,8%, com o recorde de 7.010 unidades vendidas.
Já os híbridos (HEV e HEV Flex) somaram 3.362 unidades (17,7% do mercado de eletrificados). Os HEV representaram 69,5% desse grupo, com 2.336 unidades, um crescimento de 68,8% em relação a junho e de 139,3% frente a julho de 2024. Os HEV Flex totalizaram 1.026 unidades, alta de 16,3% sobre o mês anterior, mas queda de 40% na comparação anual.
A participação por tecnologia em julho foi a seguinte: PHEV – 8.644 (45,5%), BEV – 7.010 (36,9%), HEV – 2.336 (12,3%) e HEV Flex – 1.026 (5,4%). As vendas de micro-híbridos (MHEV) chegaram a 6.129 unidades, alta de 5,5% em relação a junho. Os modelos MHEV 12V representaram 76,5% desse total, enquanto os MHEV 48V ficaram com 23,5%.
A geografia da eletromobilidade no Brasil revela desigualdade. O Sudeste concentrou 46,2% das vendas, seguido pelo Sul (18,1%), Nordeste (17,3%), Centro-Oeste (14,0%) e Norte (4,4%). Entre os municípios, São Paulo liderou com 2.456 unidades vendidas, seguido por Brasília (1.573), Rio de Janeiro (736), Belo Horizonte (732) e Curitiba (535).









