A Bracell, uma das maiores produtoras globais de celulose solúvel e especial, anunciou um novo avanço em sua estratégia de logística verde ao iniciar a operação de dois caminhões elétricos de 74 toneladas no transporte de madeira e celulose. O investimento, que totaliza R$ 3,5 milhões, integra a Agenda Bracell 2030 e reforça a meta de reduzir em 75% as emissões de carbono por tonelada de produto. Além disso, o projeto amplia o uso de tecnologias mais limpas em etapas industriais e logísticas.
A companhia inicia a operação em larga escala do primeiro caminhão 100% elétrico de grande porte destinado ao transporte de madeira no Brasil, algo que representa um marco para a Bracell e para o setor. No transporte de celulose, após testes iniciados em 2023, a empresa passa a utilizar veículos de maior capacidade, o que mantém seu pioneirismo na adoção de soluções logísticas sustentáveis e de baixa emissão.

O caminhão elétrico destinado à operação florestal será responsável por levar toras de eucalipto das fazendas até a fábrica da companhia em Lençóis Paulista (SP), em um raio operacional de até 100 quilômetros. O segundo veículo fará o transporte de celulose dessa mesma unidade até o Terminal Intermodal de Pederneiras, garantindo continuidade ao projeto de eletrificação logística iniciado há dois anos.
Segundo Patrick Silva, vice-presidente de Logística da Bracell, “essa é uma inovação que une escala, tecnologia e impacto ambiental positivo. Ao incorporar caminhões elétricos de grande porte à nossa operação, reforçamos o compromisso com a eficiência logística e com a construção de soluções sustentáveis para o setor. Além disso, temos orgulho de sermos a primeira empresa do setor a conquistar a Autorização Especial de Trânsito (AET) de caminhões elétricos para transporte de madeira e de celulose em conjuntos de 74 toneladas no país, o que reforça a priorização pelo bem-estar e segurança dos nossos condutores e das demais pessoas que estiverem nas vias”.
Com autonomia de até 250 quilômetros por carga e tempo médio de recarga de 1h30, os veículos já estão integrados às rotinas da fábrica de Lençóis Paulista, que conta com infraestrutura própria de abastecimento elétrico. Conforme destacou o executivo, “a operação será monitorada para avaliar ganhos ambientais, operacionais e econômicos, com possibilidade de ampliação da frota nos próximos ciclos”.
No transporte de celulose, o uso de caminhão elétrico com AET para 74 toneladas representa um avanço do projeto iniciado em 2023, quando a Bracell tornou-se pioneira ao empregar veículos pesados com mais de 40 toneladas movidos a eletricidade. Os resultados positivos desta fase inicial permitiram que a empresa ampliasse a adoção da tecnologia, sempre alinhada à Agenda Bracell 2030 e aos compromissos de descarbonização e enfrentamento das mudanças climáticas.
Na área de madeira, todos os testes seguem rigorosamente as legislações e normas aplicáveis, incluindo exigências de transporte, segurança veicular e saúde ocupacional. O projeto foi estruturado com base nas melhores práticas, reforçando a visão da Bracell de que soluções sustentáveis precisam avançar junto da integridade operacional e do bem-estar das pessoas e comunidades envolvidas.









