Black Friday: gerenciamento de transporte logístico no varejo pode economizar até 40% do valor do frete

22/11/2024

Dados da Neotrust indicam que, em 2023, a Black Friday faturou R$ 5,23 bilhões, registrando um aumento de 1,7% no ticket médio, que passou a alcançar a marca de R$ 636,66. Os números demonstram a relevância da data para o aumento da rentabilidade do varejo físico e digital. Por isso, é essencial que as empresas entendam a integração de processos logísticos como fator relevante de vantagem competitiva durante a data e ao longo do ano. 

Atuante no setor, a nstech é a maior plataforma de software para supply chain da América Latina, possui mais de 100 soluções integradas em seu ecossistema e entende a logística como diferencial competitivo para as empresas. Dentre as ferramentas necessárias para o varejo obter sucesso nas vendas da data está a gestão de transporte e entregas. Pilar fundamental para o sucesso de qualquer e-commerce. 

“Contar com uma solução eficiente de TMS, ou seja, sistema de gerenciamento de transporte, é essencial para o varejo ao longo do ano inteiro, – e principalmente durante a Black Friday – isso porque a gestão permite que as lojas físicas ou online conectem suas transportadoras aos canais de venda. Dessa forma, a operação logística adquire mais automação, confiabilidade de dados para tomada de decisão, redução de custos e escalabilidade ao longo da jornada de compra”, analisa Mário Rodrigues, CEO da Frete Rápido, ferramenta da nstech líder em TMS para e-commerce na América Latina. 

A partir disso, o especialista cita benefícios da utilização de soluções de gerenciamento de transporte para a Black Friday:

⦁ Cotação ágil de frete:

Com tecnologia e automação de processo, é possível cotar opções de entregas disponíveis em até 20 milissegundos.

⦁ Filtro de resultados:

As ferramentas também auxiliam na definição de preços e prazos que serão oferecidos na tela de checkout, além de criar regras de frete para vender mais. 

⦁ Consolidação de volumes e gestão de tabelas: 

Com previsão em cálculos por meio de tabelas de inteligência de dados, é possível obter de 20 a 40% de economia no valor do frete por meio de utilização de tecnologia. O benefício pode ser ainda mais estratégico em períodos de promoção e com aumento da demanda de vendas.

⦁ Rastreio multicanal via e-mail e WhatsApp:

As vendas da Black Friday também são uma boa oportunidade para fidelizar clientes, sejam eles novos ou já existentes. Por isso, uma experiência de compra única com tecnologia de rastreio em tempo real e comunicação por meio dos principais canais de utilização do consumidor é estratégia assertiva. 

⦁ Viabilização de auditoria do frete:

Com a possibilidade de definição de regras de aprovação automática, o gerenciamento de transporte pode simplificar e potencializar o processo de conciliação de faturas, reduzindo as divergências de frete e tornando as operações mais lucrativas. 

⦁ Torre de controle e gestão 360º:

A automatização de processos e a tomada de decisões de forma ágil aumentam a taxa de conversão e escalam os negócios a outro patamar. Por isso, contar com informações em tempo real e personalização e acesso a dados na logística é diferencial competitivo para as empresas durante o período e também ao longo do ano. 

A análise preditiva, tem sido potencializada por Machine Learning dentro do TMS da Frete Rápido, o resultado é a proatividade necessária para que as lojas virtuais mantenham o relacionamento com seus clientes intacto, ao mostrar profissionalismo e cuidado com a experiência de compra do cliente final.

⦁ ESG

O TMS da Frete Rápido também entrega a tecnologia necessária para que o lojista calcule a emissão de CO2, exiba no carrinho de compras e permita que o consumidor neutralize a emissão. O lojista também pode embutir o valor da emissão direto no preço de frete, ter acesso ao inventário e com o recurso em mãos, direcioná-los nas ações de neutralização que fizerem sentido com o propósito de sua marca.

O software da Frete Rápido, por sua vez, está conectado à plataforma de supply chain da nstech e atende mais de 350 empresas de médio e grande porte, tendo marcas como KaBuM!, CAOA, Nestlé, Havan, Gazin, General Motors, Guess e Klabin em seu portfólio de clientes.

“Ferramentas de gestão de transporte e entregas envolvem investimento em automação e tecnologia por parte das empresas. Isto é, a automação pode simplificar e agilizar processos logísticos também por meio de gerenciamento de pedidos e rastreamento de entregas. E, nesse sentido, utilizar tecnologia para obter integração da cadeia logística é essencial para otimizar a operação e lidar com o aumento da demanda de forma eficiente”, finaliza Rodrigues. 

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savoy
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