Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Sem cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Sem cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Sem cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Sem cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Sem cookies para exibir.

Berço 98: Porto do Itaqui avança em obras com tecnologia inovadora para expandir operações

O Porto do Itaqui, administrado pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) em São Luís (MA), está investindo em tecnologia para acelerar a construção do novo atracadouro, denominado Berço 98. Nesta semana, foi iniciada a utilização do Cantitravel, um equipamento que substitui o apoio náutico tradicional, proporcionando mais segurança, agilidade e precisão às operações.

Projetado para suportar dois guindastes com capacidade de 200 toneladas cada e demais equipamentos necessários à cravação das estacas, o Cantitravel é uma superestrutura metálica em aço. Amplamente utilizado para a construção de pontes e cais lineares, o sistema elimina a necessidade de suportes marítimos e/ou flutuantes em áreas com grandes amplitudes de maré e fortes correntezas, onde a utilização eficaz desses equipamentos seria dificultada.

“Esta é a primeira vez que utilizamos o Cantitravel em nossas construções. O Berço 98 é um marco para a infraestrutura portuária do Maranhão. Juntamente com os nossos parceiros, estamos empenhados em trazer mais tecnologia e estabelecer a estrutura como uma extensão de desenvolvimento do maior porto público do Arco Norte”, explicou a presidente em exercício do Porto do Itaqui, Isa Mary Mendonça.

À medida que as estacas são cravadas, escavadas e concretadas, o Cantitravel avança com as fundações da obra. Em seguida, inicia-se a montagem dos pré-moldados e a concretagem in loco, consolidando a superestrutura. “Esse sistema permite uma execução com menor grau de incerteza produtiva, maior aproveitamento dos recursos e, principalmente, mais segurança”, comunicou o diretor de engenharia do porto, Marcel Santos.

Ritmo acelerado

Atualmente, a construção encontra-se na fase de execução das fundações, com aproximadamente 20% das atividades já concluídas. O cronograma segue conforme o planejado, reforçando o compromisso com prazos e a qualidade na entrega da nova estrutura portuária. A previsão de finalização da obra é outubro de 2026.

Com investimento de R$ 289 milhões, o novo berço terá profundidade de até 18 metros e dimensão de 320 metros de comprimento e 40 metros de largura, totalizando 12,8 mil metros quadrados de área, o que permitirá a atracação de navios de grande porte, além de aumentar a capacidade de exportação do porto em mais de 8 milhões de toneladas por ano, o berço impulsionará o faturamento anual em aproximadamente 20%.

O berço terá infraestrutura de trilhos para carregadores de navios, sistema de combate a incêndio, rede de abastecimento de água e energia elétrica, infraestrutura para bunker (abastecimento de navios), sistema de drenagem pluvial, tratamento de efluentes sanitários, construção de banheiro e guarita, além de rede de sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) e o sistema de câmeras de vídeo (CFTV).

Outra característica que dá mais agilidade à obra é o uso de pré-moldados e concreto in loco para a estrutura, composta por materiais robustos de 302 estacas metálicas escavadas por circulação reversa e moldadas in loco. A concretagem submersa conta com mais de 30 metros de profundidade e diâmetro 1,00 metro.

Impacto na operação portuária e na economia

A ampliação do Porto do Itaqui fortalece a competitividade logística do Maranhão, garantindo conformidade com normas técnicas e ambientais. “Além de impulsionar a geração de empregos, o novo berço permitirá um aumento expressivo no volume de cargas movimentadas, beneficiando diretamente a economia estadual e nacional”, destacou o coordenador de execução em obras do porto, Thiago Costa.

No Consórcio Executor do Berço 98 do Itaqui, fazem parte as empresas Belov Engenharia, Edeconsil Construções e EXE Engenharia. Atualmente, há 150 trabalhadores construindo a estrutura. Com o avançar das etapas, esse número será dobrado, totalizando 300 pessoas empregadas, sendo 80% mão de obra local.

Compartilhe:
Savoy site
Veja também em Tecnologia
Sistema híbrido da SmartLoad garante 100% da averbação para o setor de transporte de cargas, segundo a insurtech
Yango Tech expande para o Brasil e apresenta soluções de IA B2B na SRE Trade Show, no Rio de Janeiro
ABB expande família de robôs Item Picking com novos módulos funcionais alimentados por IA

As mais lidas

Nada encontrado