A Bem Brasil, referência nacional na produção de batatas pré‑fritas e flocos desidratados, fortaleceu sua armazenagem frigorificada com a implantação de dois armazéns autoportantes da Mecalux, em sua unidade de Perdizes (MG).
Esses galpões contam com o sistema Pallet Shuttle automático, operado por transelevador, e são controlados pelo software de gestão Easy WMS, garantindo armazenamento e expedição de 500 000 toneladas de alimentos congelados por ano.

A empresa, que atende cerca de 55% da demanda brasileira por produtos como batatas e anéis de cebola, exporta também para América do Sul, Estados Unidos, México, Taiwan e Cingapura, com parcerias comerciais, por exemplo, com o Walmart. “As soluções da Mecalux nos permitem ter um controle total dos produtos armazenados, o que se traduz em uma logística ágil, segura e rentável”, afirmou Célio Zero, diretor de operações da Bem Brasil.
Com estrutura de clad‑rack, os dois armazéns somam 66 000 posições de paletes, aumentando em 10 % a produção e em 30 % o faturamento no último ano. A operação a -25 °C é total‑mente automatizada: o Pallet Shuttle insere e retira paletes autonomamente, e os transportadores mantêm o fluxo contínuo entre armazenagem e produção, promovendo eficiência energética estável — inclusive eliminando a necessidade de iluminação durante o processo.
O Easy WMS da Mecalux garante rastreabilidade e qualidade, monitorando em tempo real todas as fases — da entrada ao expedição. O software adota a estratégia FEFO (primeiras a vencer, primeiras a sair), essencial para evitar perdas e garantir a rotação ideal de estoque.
Essas inovações na armazenagem frigorificada refletem o investimento de grandes players em infraestrutura inteligente para atender a varejistas e mercados internacionais. As práticas adotadas pela Bem Brasil servem de benchmark para empresas que buscam combinar segurança alimentar, automação e otimização logística.









