Em um ambiente econômico desafiador, marcado por juros elevados e aumento dos custos operacionais, a BBM Logística aposta na integração de suas operações para ampliar a eficiência, reduzir custos e manter a competitividade no setor de transporte rodoviário de cargas no Mercosul. A empresa, que passou por um ciclo intenso de aquisições entre 2018 e 2020, agora avança na consolidação de suas estruturas e processos, mantendo o cliente no centro da estratégia.
A unificação das atividades — que já ocorre com compartilhamento de equipes, veículos, estruturas físicas e hubs logísticos — tem como objetivo eliminar redundâncias, melhorar o uso dos ativos e acelerar as entregas. A próxima etapa, atualmente em curso, é a integração total dos sistemas de tecnologia das diferentes unidades de negócio.

Sob a liderança do CEO Agapito Sobrinho, que assumiu a companhia no final de 2024, a BBM estruturou uma nova diretoria de Operações Corporativas, responsável por centralizar áreas essenciais como gestão de ativos, seguros, segurança patrimonial e inteligência logística. Essa reestruturação já resultou em uma redução de 42% na estrutura dessas áreas, sem comprometer a qualidade da entrega.
A sinergia entre as operações de e-commerce (Diálogo) e transporte fracionado (Translovato) é um dos exemplos de sucesso da integração, trazendo ganhos em capilaridade e agilidade no atendimento a varejistas e marketplaces. Outra frente estratégica foi a unificação da equipe comercial, que passou a operar de forma transversal, vendendo e apoiando todos os serviços da empresa, o que aumentou a eficiência e simplificou o relacionamento com os clientes.
Atualmente, 32% dos 200 mil m² de área de armazenagem da BBM já operam de forma sinérgica, um avanço de 80% em relação ao último trimestre de 2024. O hub de Cachoeirinha (RS), terminal multimodal que atende seis países do Mercosul, é um exemplo de como a integração agrega valor, com operações LTL, FTL, dedicadas, de armazenagem, intermodal e e-commerce unificadas em um mesmo ponto logístico.
Do ponto de vista financeiro, o foco está na redução de custos fixos e variáveis. Segundo o CFO Eduardo Orfão, a meta é cortar até 20% das despesas em 2025, com renegociação de contratos com clientes e fornecedores, além da automatização de portarias e revisão de seguros da frota.
“A sinergia entre todas as unidades da companhia é essencial para uma logística mais eficiente e rentável. Com maior integração, podemos equilibrar o fluxo de caixa e garantir sustentabilidade financeira para os próximos anos”, afirma Eduardo.
Com essa estratégia, a BBM busca crescer de forma sustentável, posicionando-se como referência em logística integrada no Brasil e no Mercosul, mesmo diante de um cenário macroeconômico adverso.