ATP reforça agenda de descarbonização e transição energética nos portos

Com o objetivo de ampliar o debate sobre os desafios e soluções para a descarbonização e a transição energética no Brasil, a Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) participa de cinco painéis durante a COP30, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. O evento teve início nesta segunda-feira (10/11), em Belém (PA), e segue até 21 de novembro.

As atividades com participação da ATP — que reúne 72 portos privados, responsáveis por cerca de 60% da movimentação portuária nacional — ocorrem principalmente na Estação do Desenvolvimento, iniciativa do Sistema Transporte (CNT, SEST SENAT e ITL), instalada na Green Zone, no Parque da Cidade.

Descarbonização e transição energética nos portos são foco da ATP na COP30
O presidente da ATP, Murillo Barbosa, e a diretora-executiva Gabriela Costa

Gabriela Costa e Murillo Barbosa participam de painéis na COP30

Na próxima quinta-feira (13/11), a diretora-executiva da ATP, Gabriela Costa, será moderadora de dois painéis: “Mulheres que movem a Amazônia – liderança e território”, pela manhã, no Palacete Pinho, e “Descarbonização nos modos de transporte”, a partir das 14h20, na Green Zone.

O presidente da associação, Murillo Barbosa, inicia sua participação na segunda-feira seguinte, 17/11, integrando três painéis na conferência. Às 15h, participa dos “Diálogos hidroviários” e do painel “Ações/casos inovadores na Amazônia + ações socioambientais do modal aquaviário (navegação interior), exemplos que contribuem para sustentabilidade”.

Na ocasião, Barbosa apresentará os resultados do levantamento “Diagnóstico de Sustentabilidade: portuário, navegação e aeroportuário”, conduzido pela Coordenação de Pesquisas da ATP em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor). O encontro será encerrado com a “Leitura da Carta Hidroviária”, que abordará a contribuição da navegação interior para a redução das emissões de CO₂.

Inovação e financiamento para projetos sustentáveis

No dia 18/11 (terça-feira), Murillo Barbosa fará a moderação do painel “A inovação como indutora da transição energética”, às 10h, e, à tarde, conduzirá o debate “O painel dos terminais na descarbonização e o financiamento dos projetos sustentáveis”, às 15h.

Segundo o presidente, “Estamos reafirmando na COP30 o compromisso do setor portuário privado com a sustentabilidade e transição energética do país. Os portos privados investem em novas tecnologias sustentáveis e operações mais eficientes, como o uso de energia renovável e combustíveis verdes, promovendo o crescimento econômico do Brasil com responsabilidade ambiental”. A ATP reúne grandes empresas ligadas a contêineres, agronegócio, mineração, siderurgia, petróleo e gás e complexos logísticos.

Coalizão pela descarbonização e Prêmio de Sustentabilidade

Antes dos debates da COP30, a diretoria da ATP também participa de outros eventos do setor portuário na Estação do Desenvolvimento. Nesta terça-feira (11/11), às 14h20, Gabriela Costa prestigia a Coalizão para a Descarbonização dos Transportes, que reúne 122 entidades e empresas comprometidas em reduzir até 70% das emissões de gases de efeito estufa do setor até 2050.

Para Gabriela, a inovação e as práticas sustentáveis devem ser desenvolvidas “em uma jornada colaborativa”, ressaltando a importância das conexões entre os diversos atores do setor. Ela também destacou a necessidade de fontes de financiamento voltadas à economia de baixo carbono e apontou os green bonds como alternativa para viabilizar projetos sustentáveis no setor portuário.

“Esses títulos são uma opção aos portos para alavancar investimentos robustos em projetos sustentáveis, mas o setor precisa de mais alternativas. Dessa forma, os terminais podem reforçar sua posição estratégica no mercado brasileiro e global”, afirmou.

Na quarta-feira (12/11), a ATP participa da cerimônia de entrega do Prêmio de Sustentabilidade do MPor, às 17h, que concederá os primeiros selos de reconhecimento às empresas e entidades que aderiram ao Pacto pela Sustentabilidade. O programa, instituído pelo ministério, estabelece marcos orientadores para a adoção de critérios ESG e compromissos voluntários alinhados às melhores práticas internacionais.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Portos
Arrendamento do Porto de Itajaí avança com aprovação final dos estudos
Arrendamento do Porto de Itajaí avança com aprovação final dos estudos
Portos da Região Norte crescem mais de 31% e movimentam 12,6 milhões de toneladas em outubro
Portos da Região Norte crescem mais de 31% e movimentam 12,6 milhões de toneladas em outubro
Portos do Sudeste lideram movimentação portuária com 575,5 milhões de toneladas em 2025
Portos do Sudeste lideram movimentação portuária com 575,5 milhões de toneladas em 2025
Porto do Rio receberá investimento privado de R$ 948 milhões da ICTSI
Porto do Rio receberá investimento privado de R$ 948 milhões da ICTSI
Blue Terminals e Vports firmam contrato para implantação do Terminal de Granéis Líquidos em Praia Mole
Blue Terminals e Vports firmam contrato para implantação do Terminal de Granéis Líquidos em Praia Mole (ES)
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados

As mais lidas

01

ABRADIMEX responde por 75% da distribuição de medicamentos de alto custo

02

Arrendamento do Porto de Itajaí avança com aprovação final dos estudos
Arrendamento do Porto de Itajaí avança com aprovação final dos estudos

03

Grupo Hindiana e Neogrid
Grupo Hindiana avança na aquisição da Neogrid