Por Marcelo Martins, CEO da DATAFRETE, empresa especializada em soluções para gestão logística e cotação automatizada de frete
A experiência do consumidor evoluiu de forma significativa nos últimos anos, e a logística desempenha um papel essencial nessa jornada. De acordo com uma pesquisa recente da Opinion Box, 33% dos consumidores esperam opções fáceis para rastrear suas entregas. Este dado evidencia a importância da logística para o sucesso das vendas online e como um processo de distribuição eficiente impacta diretamente na satisfação e na fidelização do cliente.
É durante a distribuição que muitas iniciativas que impactam diretamente o sucesso das vendas ocorre: da separação do pedido à escolha da distribuidora até a entrega, efetivamente. A falta de clareza ou ainda a escolha do parceiro errado para o frete pode resultar em extravios, avarias e atrasos que vão sobrecarregar o seu SAC e deixar o cliente à mercê de uma má escolha. Neste contexto, soluções de monitoramento em tempo real, que não apenas permitem o rastreamento preciso dos pedidos, mas também possibilitam o envio de alertas proativos ao cliente, mantendo-o atualizado a cada etapa do processo de entrega do seu pedido.
Quando o cliente é informado sobre a localização do seu pedido e recebe alertas automáticos sobre mudanças no status da entrega, ele automaticamente tem mais segurança, em relação à compra e um aumento de confiança na empresa.
A logística integrada entre frota, setor de atendimento e demais departamentos é um caminho essencial para que os negócios criem processos eficientes e impactem positivamente a experiência do cliente. Um TMS que gere todas as etapas da logística proporciona, por exemplo, o recebimento de alertas de imprevistos ou atrasos e o tratamento da ocorrência em tempo real, informando ao cliente. Avisos de entrega próxima também evitam a necessidade de novo deslocamento por falta de alguém para receber o pedido quando o veículo chega ao endereço.
Essa abordagem proativa não só minimiza a insatisfação como também demonstra o comprometimento da empresa com a transparência. Investir em monitoramento em tempo real e em comunicação automatizada é essencial para qualquer empresa que deseja se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Além de melhorar a experiência do consumidor, essas soluções também trazem benefícios internos, como a otimização da operação e a redução de custos.
Para o cliente, saber que a empresa está atenta e fornece atualizações constantes sobre o status da entrega não é apenas um diferencial, é um requisito básico. No fim das contas, é essa visibilidade que garante a satisfação e fidelização do consumidor criando uma experiência de entrega que se destaca e resulta em novas compras e em uma reputação de marca consolidada.