Rastreabilidade das entregas: um diferencial competitivo para a satisfação do consumidor

Por Marcelo Martins, CEO da DATAFRETE, empresa especializada em soluções para gestão logística e cotação automatizada de frete

A experiência do consumidor evoluiu de forma significativa nos últimos anos, e a logística desempenha um papel essencial nessa jornada. De acordo com uma pesquisa recente da Opinion Box, 33% dos consumidores esperam opções fáceis para rastrear suas entregas. Este dado evidencia a importância da logística para o sucesso das vendas online e como um processo de distribuição eficiente impacta diretamente na satisfação e na fidelização do cliente.

É durante a distribuição que muitas iniciativas que impactam diretamente o sucesso das vendas ocorre: da separação do pedido à escolha da distribuidora até a entrega, efetivamente. A falta de clareza ou ainda a escolha do parceiro errado para o frete pode resultar em extravios, avarias e atrasos que vão sobrecarregar o seu SAC e deixar o cliente à mercê de uma má escolha. Neste contexto, soluções de monitoramento em tempo real, que não apenas permitem o rastreamento preciso dos pedidos, mas também possibilitam o envio de alertas proativos ao cliente, mantendo-o atualizado a cada etapa do processo de entrega do seu pedido.

Quando o cliente é informado sobre a localização do seu pedido e recebe alertas automáticos sobre mudanças no status da entrega, ele automaticamente tem mais segurança, em relação à compra e um aumento de confiança na empresa.

A logística integrada entre frota, setor de atendimento e demais departamentos é um caminho essencial para que os negócios criem processos eficientes e impactem positivamente a experiência do cliente. Um TMS que gere todas as etapas da logística proporciona, por exemplo, o recebimento de alertas de imprevistos ou atrasos e o tratamento da ocorrência em tempo real, informando ao cliente. Avisos de entrega próxima também evitam a necessidade de novo deslocamento por falta de alguém para receber o pedido quando o veículo chega ao endereço.

Essa abordagem proativa não só minimiza a insatisfação como também demonstra o comprometimento da empresa com a transparência. Investir em monitoramento em tempo real e em comunicação automatizada é essencial para qualquer empresa que deseja se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Além de melhorar a experiência do consumidor, essas soluções também trazem benefícios internos, como a otimização da operação e a redução de custos.

Para o cliente, saber que a empresa está atenta e fornece atualizações constantes sobre o status da entrega não é apenas um diferencial, é um requisito básico. No fim das contas, é essa visibilidade que garante a satisfação e fidelização do consumidor criando uma experiência de entrega que se destaca e resulta em novas compras e em uma reputação de marca consolidada.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Governo publica edital do leilão do Aeroporto do Galeão com lance mínimo de R$ 932 milhões
Governo publica edital do leilão do Aeroporto do Galeão com lance mínimo de R$ 932 milhões
Consumo de biodiesel deve crescer em 2025 e 2026, aponta levantamento da StoneX
Consumo de biodiesel deve crescer em 2025 e 2026, aponta levantamento da StoneX
Motiva vence leilão da concessão da Fernão Dias e prevê R$ 9,4 bilhões em investimentos
Motiva vence leilão da concessão da Fernão Dias e prevê R$ 9,4 bilhões em investimentos
APS transfere administração do Porto de Itajaí para a Codeba a partir de 2026
APS transfere administração do Porto de Itajaí para a Codeba a partir de 2026
Projeto de automação logística da Pitney Bowes gera 70% de ganho de produtividade na operação da Centauro
Projeto de automação logística da Pitney Bowes gera 70% de ganho de produtividade na operação da Centauro
A retrospectiva 2025 reúne as DHL entregas especiais
Retrospectiva da DHL reúne entregas especiais de 2025, como taça CONMEBOL e babuíno

As mais lidas

01

Sem Parar Empresas lança ferramenta de consulta em lote para o IPVA 2026 com parcelamento em até 12 vezes
Sem Parar Empresas lança ferramenta de consulta em lote para o IPVA 2026 com parcelamento em até 12 vezes

02

Label & Pack Expo estreia em 2026 e reúne tecnologias para embalagens industriais, automação e rastreabilidade
Label & Pack Expo estreia em 2026 e reúne tecnologias para embalagens industriais, automação e rastreabilidade

03

Fórmula E emprega tecnologia de ponta para os carros rodarem. E a ABB faz parte deste universo
Fórmula E emprega tecnologia de ponta para os carros rodarem. E a ABB faz parte deste universo