Quem quer ser um gestor?

26/11/2015

Por Marina Simões

Gestor ou gerente é quem administra e gere bens e negócios, aquele que planeja e controla as atividades do dia a dia de uma empresa. Essas são algumas das definições clássicas que encontramos na internet. Alguns até falam sobre gerir equipes.

As pessoas, em sua maioria, sonham em se tornar gestoras, mas poucas sabem o real papel desse profissional. Poder, status, cargo, salário, bônus e equipe! É o que um gestor tem e o que muitos procuram e almejam. Também deveríamos inserir na lista “autonomia para tomar decisão e liderar pessoas”, mas isso nem todos almejam!

Realmente, os itens acima fazem parte do pacote quando você assume um cargo de gestão. Mas, é só isso? “Só”, porque essa é a parte fácil e que todos enxergam. Porém, e a responsabilidade do item “liderar pessoas”, o ativo mais precioso que uma empresa tem? Essa parte, mesmo sendo a mais importante, é esquecida por alguns quando sonham com seus cargos de gerentes, sua sala própria, carro da empresa e benefícios.

A habilidade de inspirar as pessoas a fazer e ser melhor; a paciência de ouvir (poucos sabem ouvir nos dias atuais, em que a tecnologia nos tira toda a atenção); a humildade de reconhecer na outra pessoa seus talentos e seus pontos a melhorar (parece simples, mas é um desafio enorme); e a habilidade de comunicação (comunicar os objetivos, os novos desafios e o que temos de mudar).

E o assustador feedback, que faz o subordinado tremer e o gestor também! Sim, o gestor também vê este momento como um desafio. Falar o que o outro fez bem e mal também não é fácil – exige análise ao longo de meses, habilidade para falar com o subordinado, reflexão sobre como o outro pode melhorar e quais ações para isso. Não é tarefa fácil!

A recompensa quando se tem uma equipe alinhada, trabalhando com mesmo foco e energia, é impossível de mensurar e descrever! É contagiante! Entretanto, o trabalho até esse ponto é árduo e exige paciência (além de muito esforço, claro!).

Todos estão dispostos a isso? Será que todos os que insistem em falar “eu quero ser gestor” desejam realmente todo o pacote ou só a parte financeira? E você? Quer mesmo ser um gestor?

Compartilhe:
Hidrovias do Brasil lança 6ª edição do Programa Aceleraê com certificação inédita em Classificação de Grãos no Pará
Scania apresenta novas soluções para coleta de resíduos e flexibilidade de eixos na Fenatran 2026
Black Friday já movimenta logística internacional com previsão de 55 milhões de pacotes até dezembro
Visa e Ecx Pay lançam cartão corporativo para gestão de frotas e despesas
VAMOS levará à Fenatran tecnologias que já evitaram a emissão de mais de 172 mil toneladas de CO2
Telemetria transforma a gestão de frotas no mercado de locação de equipamentos

As mais lidas

01

Loja do Mecânico expande entrega expressa para produtos de médio e grande porte

02

CMA CGM e HappyRobot expandem solução global de inteligência artificial por voz para o setor logístico

03

Consórcio investe em novos berços para ampliar eficiência na movimentação de granéis líquidos no Porto de Santos