No cenário caprichoso do Rio Amazonas, o transporte intermodal não está garantido

07/06/2024

JGVantine

 

Na esteira do rico folclore da região amazônica, certamente o “Boi Bumbá” (que também existe em outras regiões do Brasil), a lenda conta uma linda história de amor entre um homem e sua mulher grávida, é lenda mais festejada mais festejada, Quem não conhece o famoso Festival Folclórico de Parintins/AM, onde no bumbódromo, duas agremiações se apresentam em shows com temáticas indígenas e regionais? Torcidas apaixonadas divididas entre o “Boi Garantido”, identificado na cor vermelha e o “Boi Caprichoso” identificado pela cor azul.

 

Natureza exuberante cantada em prosa e verso, a região norte do Brasil chega a apresentar controvérsia, pois é extremamente rica pela dádiva da natureza, tanto no subsolo, como na floresta e na imensidão dos seus rios, mas em contrapartida tem habitantes com nível econômico beirando a linha da pobreza. Mas de outro lado, a natureza da região oferece uma biodiversidade ímpar que apresenta muitas opções para um novo ciclo de exploração racional e ambientalmente sustentável para geração de emprego e renda aos nativos de todas as origens.

 

Ocupando quase 50% da área do nosso país, a região Norte, no entanto, a população representa apenas 8%. Fechando o foco no Amazonas, único estado do Brasil sem conexão terrestre com o restante do país (a BR-319 ligando Manaus a Porto Velho com 885 Km encontra-se em condição não operacionais). E ampliando o olhar para Manaus que tem pouco mais que 2 milhões de habitantes (pouco mais que 50% da população do estado), é a referência global da Floresta Amazônica.

 

E, ainda com uma lupa no setor da Economia e da Logística, está a ZFM – Zona Franca de Manaus, que apesar da nomenclatura, abrange estados da Amazonia Ocidental (Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima e Amapá).

 

E, com lupa de duplo alcance, dentro da ZFM, encontra-se o PIM – Polo Industrial de Manaus que reúne mais de 600 indústrias dos polos: Eletroeletrônico, Duas Rodas, Naval, Mecânico, Metalúrgico, Termoplástico, Relojoeiro. Em 2022 faturou US$32,2 bi (95% vendas internas) com geração de 114 mil empregos conforme informe da SUFRAMA (órgão que administra a ZFM).

 

Dentro dessa riqueza natural e da indústria, adiciona-se toda a cadeia de valor das empresas de serviços logísticos: Portos fluviais de navegação marítima, Portos fluviais de navegação interior (balsas, empurradores), Portos de navegação comercial e de passageiros, Companhias de Transporte Fluvial, Operadores Logísticos, Companhia de Navegação, Companhias Aéreas, Transportadoras Rodoviárias, Empresas de Serviços de Comércio Internacional e com destaque a pujança do Comércio Tradicional, já que Manaus é um Centro Abastecedor da hinterlândia amazonense.

 

Enquanto no restante do país a capilarizarão (distribuição de produtos) é via rodoviária (modo ferroviário não atua nesse segmento), no Amazonas fundamentalmente é aquaviário destacando três segmentos mais importantes: A rota Belém-Manaus (a maior), a rota Manaus – Porto Velho e a rota Manaus – Interior (a mais complexa pela dispersão de habitantes das longínquas cidades e aglomerados ribeirinhos.

 

E onde entra a Logística nesse cenário?

 

Com atuação em muitos projetos na região, através do CIEAM – Centro das Indústrias do Estado do Amazona e apoiado pela SUFRAMA e Governo do Estado, iniciei minha jornada de atuação no final da década de 80 e tive o privilégio de trabalhar na elaboração do PLANAMAZONAS, conduzido pelo grande amigo, à época Secretário da Industria e Comércio, Raimar Aguiar (in memoriam), que foi o guerreiro da Logística Manauara (hoje tem seu nome na identidade do auditório  da FIEAM – Federação das Indústrias do Estado do Amazonas).

 

A partir de então, realizamos muitos projetos visando o desenvolvimento do Amazonas, de Manaus e da ZFM, todos fundamentados em Transporte, Logística e Infraestrutura. Foram projetos de caráter institucional para servirem de diretrizes para estruturação de Estratégia de Governo, bem como, para atender as necessidades da Indústria e do Comércio. Os principais:

 

  • SAIDA PARA O CARIBE – Ligação rodoviária pela BR-174 ligando Manaus a Boa Vista (RR), acessando de um lado a Venezuela (Puerto Cabello) e de outro a Guiana através e Georgetown. Foi muito utilizada até mesmo para ligar Manaus com a Colômbia e a pioneira foi a “Rodoviário Michelon”

 

  • LIGAÇÃO BIO-OCEÂNICA – “Atlântico – Pacífico” utilizando o rio Solimões (Marañon) de Manaus até Iquitos (Peru) e via rodoviária até Piura (norte) ou Ilo (sul). Se apresentou como totalmente inviável pelo elevado investimento e baixa demanda bilateral;

 

  • Criação de modelo chamado de “CENTRAL DE TRÂNSITO” que ao ser transformado em lei estadual passou a ser EIZOF – Entreposto Internacional da Zona Franca. Inicialmente funcionou dentro do Porto Público, mas depois da inauguração do EADI – Porto Seco Manaus, perdeu sua finalidade inicial;

 

  • EIZOF-SIDERAMA – Siderama foi uma Siderúrgica(desativada).Participei de uma consórcio em projeto executivo para lá instalar o EIZOF e transformou o local numa super estrutura de Logística e Comércio Internacional, com localização privilegiada ao lado da BR-319 (próximo ao local conhecido por Ceasa)e na margem do Rio Negro. Com mudanças de governos (SUFRAMA), o projeto foi engavetado;

 

  • LOGÍSTICA INTEGRADA PIM – Envolvendo mais de 200 indústrias do Polo, foi fundamental no princípio, para a sinergia nas operações de Transportes desde as fábricas até o destino (NE e SE) incluindo a gestão por Operador Logístico na contração de balsas, carretas, terminais fluviais em Manaus e Belém. Foi desenvolvido para o CIEAM / SUFRAMA, e continua aplicável na integra até hoje;

 

  • CORREDOR DE CONTEINER MACAPÁ – SANTANA / MANAUS – foi concebido para ser uma alternativa para evitar o transit time de navios de longo curso até o porto de Manaus. Sendo um porto de transhipment em Santana/AP, os contêineres seriam transferidos dos navios conteneiros para balsas em comboio até Manaus. Por ser projeto estruturante não foi incluindo nos Planos dos Governos Federais que se sucederam;

 

  • PROJETO CLAD – COMPLEXO LOGÍSTICO AMAZONAS / FLÓRIA-USA, com instalação de Armazém Alfandegado dentro do Porto Everglades (Condado de Broward/FL) incluiu instalação de linha de navegação direta de Manaus e Companhias Aéreas operando entre Manaus e Fort Lauderdale/FL. Entregue para inciativa privada;

 

  • PNLT – AMAZONAS – foi o primeiro Plano de Logística e Transportes desenvolvidos pelo Ministério dos Transportes. Atuamos no desenvolvimento de propostas para o estado do Amazona e a ZFM. Composto por: Polo Irradiador de Manaus (bidirecional), Eixo Leste via Santarém (BR-163), Eixo Oeste via Porto Velho (BR-319 / BR-364) e Eixo Norte via BR-174 até Boa Vista acessando a Venezuela na divisa com município de Santa Elena).

 

Ao concluir essa resenha expresso o desejo que ao olhar para a proa, governantes, políticos e empresários não deixem de olhar para a popa, porque o passado ensina a projetar um futuro mais consistente e definitivo.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado

As mais lidas

01

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

02

Demanda global por transporte aéreo de carga cresce 2,2% em maio, segundo IATA
Demanda global de carga aérea cresce 4,1% em outubro e marca oito meses de alta

03

Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg
Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg