Logística e os resultados da Black Friday

04/11/2022

Caroline Brasil (*)

Certamente você já ouviu que recuperar um cliente insatisfeito é muito mais difícil e custoso para a empresa que manter um cliente fiel. E é isso mesmo! Na prática, as empresas enfrentam diversas situações que podem gerar a insatisfação permanente de um cliente. Uma das mais delicadas e com alto impacto na imagem da marca é a Black Friday.

Essa é uma época muito esperada pelas empresas para alavancar as vendas e fortalecer a marca, porém, exige um planejamento integrado entre o marketing e logística. Em 2021, o Reclame Aqui identificou que, dos cinco problemas principais relatados durante a campanha, três estavam diretamente relacionados à logística: atraso na entrega, propaganda enganosa e produto errado, somando 41,91% das reclamações.

Alguns cuidados são fundamentais para evitar essa situação e alcançar o sucesso na campanha, fortalecimento da marca e fidelização dos clientes. O primeiro ponto é que as ofertas sejam realmente vantajosas, já que o cliente, muitas vezes, está fazendo o acompanhamento do valor do produto e aguardando a Black Friday para tentar comprar por um preço mais atrativo, ou seja, não estará disposto a pagar a metade do dobro.

O segundo diz respeito à entrega desse produto. Os prazos devem ser prometidos de maneira a poder ser cumpridos, o produto deve ser entregue exatamente como o solicitado pelo cliente e em perfeitas condições de uso. Se um produto é vendido e não é entregue no prazo estipulado ou usual da empresa, a insatisfação pode ser muito maior do que a alegria gerada pelo preço atrativo. Por exemplo, um produto que a empresa entrega normalmente em cinco dias úteis, não pode ser entregue em 30 dias úteis alegando alta demanda gerada pelo período. Ou ainda, durante a campanha divulgar entrega em 24 horas e não cumprir gera a mesma insatisfação.

Mas, como evitar isso e não estar nos indicadores do Reclame Aqui no próximo período? É preciso envolver a logística no planejamento da ação, para que sejam mensuradas as capacidades de atendimento, capacitação das pessoas envolvidas, agilidade no atendimento e certeza de que os padrões empresariais serão mantidos. É preferível colocar uma limitação em unidades disponíveis para venda e local atendido, que vender e não conseguir entregar no prazo determinado, ou não entregar o produto nas condições ideais para consumo. Esse planejamento será assertivo quando a empresa possui gestores logísticos capacitados, treinados e especializados para a função.

Aproveite essas dicas para juntar as duas equipes, de marketing e de logística, ajustar seu planejamento e estar na Black Friday, aproveitando a onda gerada pela data e alcançar o maior sucesso possível, tanto financeiro, quanto para a marca.

(*) Caroline Brasil é doutoranda em Sustentabilidade Ambiental e Urbana e coordenadora dos cursos de pós-graduação das áreas de Logística, Assessoria, Inovação e Qualidade Uninter.

Compartilhe:
Novo CD da Amazon em Salvador, BA, operado pela DHL Supply Chain, acelera entregas no Nordeste
Novo CD da Amazon em Salvador, BA, operado pela DHL Supply Chain, acelera entregas no Nordeste
JSL lança campanha com quizzes e prêmios para motoristas em prol do Maio Amarelo
JSL lança campanha com quizzes e prêmios para motoristas em prol do Maio Amarelo
Programa de estágio da Scania abre inscrições para estudantes de cursos técnicos e graduação
Programa de estágio da Scania abre inscrições para estudantes de cursos técnicos e graduação
Prefeitura de Passo Fundo, RS, e ON8 Concessões apresentam projeto para Terminal de Cargas Aéreas no Aeroporto Lauro Kurtz
Prefeitura de Passo Fundo, RS, e ON8 Concessões apresentam projeto para Terminal de Cargas Aéreas no Aeroporto Lauro Kurtz
VLI anuncia Fabrícia Gomes de Souza como nova diretora-executiva Financeira (CFO)
VLI anuncia Fabrícia Gomes de Souza como nova diretora-executiva Financeira (CFO)
Modernização do marco legal das concessões e PPPs é defendida pela ABCR, ANTF e ANTT no lançamento da Agenda Legislativa das Rodovias Concedidas
Modernização do marco legal das concessões é defendida pela ABCR, ANTF e ANTT no lançamento da Agenda Legislativa das Rodovias Concedidas

As mais lidas

01

Jadlog anuncia Isabella Ferrentini como nova diretora de marketing e ESG
Em fase de expansão operacional, Jadlog anuncia Isabella Ferrentini como nova diretora de marketing e ESG

02

KAIZEN Award Brasil chega à 10ª edição com foco em competitividade, inovação e transformação empresarial
KAIZEN Award Brasil chega à 10ª edição com foco em competitividade, inovação e transformação empresarial

03

Parceria entre Brink's e Zurich Airport viabiliza operação direta de carga-valor no Aeroporto de Florianópolis, SC
Parceria entre Brink’s e Zurich Airport viabiliza operação direta de carga-valor no Aeroporto de Florianópolis, SC