APM Terminals Pecém registra recorde histórico de movimentação de contêineres em 22 anos

A APM Terminals Pecém (CE) atingiu um marco histórico em outubro de 2025, ao movimentar 70.456 TEUs, o maior volume mensal em 22 anos de operação. O resultado representa um crescimento de 34,3% em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando foram registrados 52.465 TEUs. Com o recorde, o terminal superou o total movimentado em todo o ano de 2024, que foi de 555.350 TEUs, alcançando 562.541 TEUs acumulados até outubro, ainda com dois meses restantes para o fechamento do ano.

O aumento da movimentação de contêineres foi impulsionado pela safra de frutas com destino à Europa, pelo avanço da cabotagem e pelo crescimento das exportações para os Estados Unidos. As cargas refrigeradas (reefers) tiveram destaque, com a rota para os EUA registrando alta de 54% em relação ao ano anterior — superando, inclusive, o volume total destinado à Europa. Já a rota que conecta Pecém ao norte europeu apresentou crescimento de 39%, enquanto a cabotagem avançou 15% no acumulado do ano.

APM Terminals Pecém registra recorde histórico de movimentação de contêineres em 22 anos

Em 2025, a APM Terminals Pecém consolidou sua função como hub logístico para o Nordeste e o Norte do Brasil, conectando os serviços de longo curso com as operações de cabotagem e feedering. Um dos principais impulsos veio do serviço Santana, operado pela MSC, que traz cargas da Ásia para transbordo em Pecém, com destino principalmente a Manaus. Segundo projeções, esse serviço e seus feeders conectados devem somar cerca de 50 mil movimentos adicionais até o final do ano, em comparação a 2024.

Para Daniel Rose, diretor-presidente da APM Terminals Suape e Pecém, o resultado reflete o fortalecimento da presença do Ceará nas rotas de comércio internacional. “A APM Terminals vem ampliando a presença do Ceará nas principais rotas de comércio internacional, impulsionando o estado como um polo logístico em expansão. Esse recorde reflete o nosso compromisso em operar de forma cada vez mais eficiente, segura e sustentável. É resultado de um processo contínuo de modernização e, principalmente, do empenho de uma equipe comprometida que faz o terminal acontecer no dia a dia”, afirmou.

O desempenho também tem impacto positivo no mercado de trabalho regional, com o aumento das oportunidades nas áreas de armazenagem, transporte, serviços portuários e logística integrada.

De acordo com Max Quintino, presidente do Complexo do Pecém, o recorde reafirma a importância estratégica do porto. “Superar em outubro todo o volume movimentado no ano anterior é mais do que um recorde, é a prova de que o Porto do Pecém está se consolidando como o novo eixo de conexão entre o Brasil e o mundo. Esse resultado reflete a força de um time comprometido, o sucesso das parcerias estratégicas e a visão de futuro que guia cada investimento no Complexo do Pecém”, destacou.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Modal Marítimo
COP30 e navegação interior: carta destaca redução de emissões e descarbonização
Entidades defendem navegação interior em carta que destaca ganhos logísticos e redução de emissões
Sotreq apresenta inovação naval com uso de etanol em embarcações e plataforma de monitoramento na Navalshore 2025
Sotreq apresenta inovação naval com uso de etanol em embarcações e plataforma de monitoramento na Navalshore 2025
Grupo Mac Laren realiza encontro estratégico para fortalecer a indústria naval e offshore no Rio de Janeiro
Grupo Mac Laren realizará encontro estratégico para fortalecer a indústria naval e offshore no Rio de Janeiro
TCP conclui migração para sistema CTOS e eleva padrão tecnológico das operações em Paranaguá
TCP conclui migração para sistema CTOS e eleva padrão tecnológico das operações em Paranaguá
Asia Shipping importação
Asia Shipping investe em tecnologia que automatiza até 87% das rotinas de importação
Norcoast conquista 20% de market share em seu primeiro ano de operação

As mais lidas

01

ABRADIMEX responde por 75% da distribuição de medicamentos de alto custo

02

Arrendamento do Porto de Itajaí avança com aprovação final dos estudos
Arrendamento do Porto de Itajaí avança com aprovação final dos estudos

03

Grupo Hindiana e Neogrid
Grupo Hindiana avança na aquisição da Neogrid