
AMcom desenvolve solução de reconhecimento facial com IA para reforçar segurança em classificação de grãos
A AMcom, empresa brasileira especializada em desenvolver, manter e evoluir soluções digitais para negócios complexos, entregou, recentemente, uma solução de reconhecimento facial baseada em IA para uma renomada companhia global do setor de alimentos. O sistema foi integrado ao software de gestão de recebimentos de cargas já utilizado na companhia – e também desenvolvido e mantido pela AMcom.
O projeto traz um nível adicional de confiabilidade e governança nos processos de recebimento e classificação de grãos. A aplicação utiliza tecnologia de Inteligência Artificial (IA) e algoritmos avançados de deep learning para realizar reconhecimento facial preciso. Com isso, dispensa o uso de câmeras especializadas. Por meio da câmera de um computador convencional, o sistema captura e analisa detalhes faciais únicos dos profissionais, gerando vetores de comparação que garantem dupla verificação em etapas cruciais do recebimento e classificação dos grãos.
Essa inovação garante que cada recebimento seja validado e associado diretamente ao profissional responsável, gerando evidências visuais que fortalecem as práticas internas de segurança e responsabilidade.
Rodrigo Strey, vice-presidente da AMcom, explica que o objetivo do projeto era proporcionar uma etapa extra de governança, uma vez que grãos classificados erroneamente podem prejudicar uma vasta quantidade de produtos ao se misturarem no estoque. “A companhia buscava esse reforço de segurança, no qual o profissional que faz o recebimento possa atestar, com imagem, que é ele que está recebendo e classificando. Isso também dá um peso a mais à responsabilidade da validação, mostrando a importância de que os processos internos sejam seguidos à risca. Com o histórico de recebimento e dupla checagem, há uma camada de segurança extra tanto para o colaborador quanto para a companhia”, comenta.
Atualmente, cerca de 400 caminhões chegam à companhia para que haja essa classificação. Todas as cargas, ao serem recebidas, passam pela classificação da qualidade do grão, atestada por um profissional.
Além de ser uma solução totalmente integrada ao software de gestão existente, também pode ser aplicado de forma independente em outros cenários que demandem reconhecimento facial. Seu diferencial está na acessibilidade: o sistema não exige equipamentos de alto custo e mantém alto desempenho mesmo em condições desafiadoras, como ambientes com pouca iluminação.
“É importante salientar que, embora essa aplicação de reconhecimento facial tenha sido desenvolvida de forma a ser integrada ao software de gestão de recebimento de cargas do cliente, ela pode ser utilizada de forma individual. Sua base de desenvolvimento pode ser aplicada em diversas situações em que o reconhecimento facial seja necessário em etapas de verificação. Um dos diferenciais é justamente o fato de que a IA criada para a aplicação não exige equipamentos de imagem de alto custo e também tem ótimo desempenho em ambientes de pouca luz”, reforça Strey.