O Grupo Kothe adquiriu 210 unidades do cavalo mecânico Mercedes-Benz Axor 2545 6×2 como parte de sua estratégia de renovação de frota. A operação envolve a entrega gradual dos veículos, sendo que 180 unidades já foram incorporadas, enquanto as 30 restantes estão previstas para este mês de abril.
A venda foi realizada pelo concessionário Savana, de Xanxerê (SC), com financiamento do Banco Mercedes-Benz, por meio do BNDES Finame e da linha de Renovação de Frota. A iniciativa está alinhada à necessidade de ampliar a capacidade operacional e manter a padronização dos veículos utilizados nas operações da companhia.
Com mais de 50 anos de atuação nacional, o Grupo Kothe opera no transporte rodoviário de cargas, com foco nos setores industrial, de insumos e de cargas de alto valor agregado. Além disso, a empresa também atua em armazenagem seca e climatizada, tratamento industrial e beneficiamento de sementes, com presença em diferentes etapas da cadeia do agronegócio. Atualmente, conta com 16 armazéns e 30 filiais distribuídas em todo o país, além de operações em países da América do Sul.

Segundo Madson Mascarenhos, diretor de Operações, Frota e Gestão de Riscos, a incorporação dos veículos faz parte de um processo contínuo de modernização da frota, com foco em eficiência logística, segurança operacional e sustentabilidade no transporte rodoviário.
De acordo com o executivo, a escolha pelos modelos da Mercedes-Benz resulta de uma análise técnica que considera fatores como consumo de combustível, padronização da frota, Custo Total de Propriedade (TCO) e valor de revenda. Esses aspectos, segundo ele, contribuem para operações mais eficientes e alinhadas às exigências do setor.
A parceria entre o Grupo Kothe e a Mercedes-Benz se estende por mais de duas décadas, período no qual a transportadora passou a incorporar diferentes modelos da marca em sua frota. Atualmente, a companhia conta com mais de 350 caminhões Mercedes-Benz em operação.
No contexto do mercado, o Novo Axor vem apresentando desempenho relevante desde seu relançamento. Segundo Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, o modelo superou a marca de 1.000 unidades vendidas no atacado em 2025, considerando as versões 2038 4×2 e 2545 6×2.
“Entregando robustez, força, desempenho, economia e confiabilidade, como prometemos em seu lançamento, o Novo Axor alcançou um êxito comercial marcante. Em apenas seis meses de mercado, a resposta dos clientes foi imediata”, afirma o executivo.
O Mercedes-Benz Axor representa o retorno de uma linha tradicional de caminhões extrapesados ao mercado brasileiro, agora com atualizações tecnológicas, incluindo a tecnologia BlueTec 6. Os modelos são indicados para operações de médias e longas distâncias, com foco em desempenho, economia operacional e confiabilidade no transporte de cargas.








