A Imediato Nexway anunciou um investimento de R$ 155,135 milhões na maior renovação de frota dos seus 48 anos de atuação. Ao todo, foram adquiridos 252 caminhões destinados exclusivamente às operações com a Ambev, da qual o operador logístico é o maior transportador no Brasil. O movimento ocorre em um período estratégico, marcado pelos volumes mais elevados do Natal e do verão, quando a demanda por transporte aumenta de forma significativa.
De acordo com o CEO Beto Zampini, o “reforço na frota”, como ele define, atende a quatro objetivos principais: “renovação tecnológica, redução de custos, aprimoramento da sustentabilidade e elevação do nível de serviço prestado ao cliente”. Assim, a empresa busca fortalecer sua estrutura para acompanhar as necessidades da Ambev, parceira de longa data desde a fusão Antarctica-Brahma, há 25 anos.

A nova frota inclui 123 cavalos-mecânicos Mercedes-Benz, 119 caminhões urbanos da mesma marca e 10 veículos Foton, que atuarão em entregas no centro das cidades. Além disso, foram incorporados 12 bitrens Facchini de 9 eixos e 36 empilhadeiras, sendo 24 Toyota e 14 Yale. Os cavalos-mecânicos serão direcionados para operações de transferência nas plantas industriais de Jacareí, Guarulhos, Jaguariúna e Agudos, todas em São Paulo. Já os veículos de distribuição atenderão regiões de São Paulo e Minas Gerais, ampliando a capacidade operacional da Imediato Nexway.
Eduardo Zampini, diretor de Suprimentos, destaca o impacto do aporte. “É um momento histórico, e não é apenas crescimento, mas o fortalecimento da confiança de grandes parceiros, como a Ambev”. Ele acrescenta que “ver essa nova frota entrando em operação é motivo de orgulho. É o resultado do empenho e dedicação de muitos profissionais que fizeram isso acontecer”.
Os ganhos de eficiência energética e ambiental foram determinantes para a escolha dos novos caminhões. Todos contam com motores Euro 6, tecnologia mais moderna em circulação no país, capaz de reduzir em até 8% o consumo de combustível em comparação à geração Euro 5. Além disso, garante diminuição de até 80% das emissões de óxidos de nitrogênio (NOx) e 50% do material particulado, o que fortalece a aderência às metas de sustentabilidade da companhia e da Ambev.
Os motores também são aptos ao uso de biodiesel, reforçando práticas alinhadas ao ESG. Para completar, todos os veículos possuem sistemas de telemetria, permitindo o monitoramento em tempo real de consumo, hábitos de condução, desempenho e manutenção, o que contribui para processos mais eficientes e seguros nas operações do operador logístico.









